Mulher apontada como líder de núcleo do Comando Vermelho na Paraíba é presa em Cabedelo - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

13.12.25

Mulher apontada como líder de núcleo do Comando Vermelho na Paraíba é presa em Cabedelo

Ariadna Thalia é investigada por lavagem de dinheiro, crimes violentos e influência de facção em eleições municipais.
Ariadna Thalia — Foto: PCPB
Indicada como chefe do núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho (CV) na Paraíba, Ariadna Thalia, conhecida como "Arroto de Urubu", foi presa nessa sexta-feira (12) em Cabedelo, município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. A prisão foi confirmada pela Polícia Federal (PF). Ela também é alvo de investigações relacionadas a ações violentas e à atuação da facção em pleitos eleitorais municipais.

 Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp 

As apurações são conduzidas pela PF e pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB).

Conforme a PC, havia contra Ariadna um mandado de prisão em aberto desde a "Operação Asfixia", deflagrada no fim de setembro. A ação resultou no cumprimento de 26 mandados de prisão preventiva, 32 de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de R$ 125 milhões.

À época, Ariadna estava foragida no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Recentemente, ela retornou à Paraíba e se apresentou à Polícia Militar paraibana (PMPB) nessa sexta (12), sendo encaminhada à sede da PF.

No âmbito da PF ela é investigada por influência de facção criminosa no processo eleitoral municipal de Cabedelo. Entre os crimes apurados estão constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto, ameaça, lavagem de dinheiro e peculato, entre outros.

Já a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da PCPB, apura a participação dela em crimes de lavagem de dinheiro e delitos violentos. Segundo o delegado Elton Vinagre, Ariadna ainda não prestou depoimento sobre esses fatos porque permanece na Polícia Federal, aguardando audiência de custódia.

Quem é Ariadna

De acordo com as investigações da PC, Ariadna Thalia comandava o núcleo de lavagem de dinheiro do CV na Paraíba. Ela assumiu essa função após a morte de um contador ligado à facção.

Conforme a DRACO, a organização criminosa era estruturada em três núcleos: o de comando, o responsável pela lavagem de dinheiro e o setor operacional. O líder do grupo seria Flávio de Lima Monteiro, conhecido como "Fatoka", que segue foragido e integra a lista dos criminosos mais procurados da Paraíba.

Ainda segundo a investigação, o núcleo de lavagem de dinheiro era coordenado a partir do Rio de Janeiro, onde Ariadna se encontrava. A ramificação utilizava empresas fantasmas e de fachada para movimentar valores milionários, sem compatibilidade com a capacidade econômica declarada.

Adolescentes teriam sido agredidos por ordem de Ariadna

No dia 28 de outubro, quatro adolescentes foram sequestrados e espancados em Cabedelo. Segundo a tenente-coronel Viviane Vieira, da PM, a ação teria sido determinada por Ariadna.

De acordo com a oficial, os jovens saíram de trem de Santa Rita com destino a Cabedelo e foram até o dique, ponto conhecido pela vista do pôr do sol. Por serem de Santa Rita, município localizado na mesma região paraibana, área dominada por um grupo rival, eles teriam sido abordados no local e levados à força para um imóvel, onde ocorreram as agressões.

"Foram abordar para saber o intuito das pessoas no local. Como viram que eram estudantes, Thalia ordenou a disciplina nos quatro adolescentes".

Um dos adolescentes sofreu agressões com pregos nas costas e precisou ser encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humbeto Lucena, sediado em João Pessoa. Os celulares das vítimas também foram roubados. A PM localizou o imóvel para onde os jovens foram levados e identificou um dos suspeitos.

Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário