Adolescente de 14 anos passa por primeiro transplante cardíaco pediátrico realizado na rede estadual da Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

24.11.25

Adolescente de 14 anos passa por primeiro transplante cardíaco pediátrico realizado na rede estadual da Paraíba

Procedimento histórico foi feito pelo SUS no Hospital Metropolitano, após captação do órgão em Campina Grande e operação aérea integrada entre saúde e segurança pública.
Foto: PB Saúde
Um adolescente de 14 anos, morador de Santana dos Garrotes, município localizado na região do Sertão da Paraíba, recebeu o primeiro transplante cardíaco pediátrico já realizado pela rede estadual de saúde da Paraíba. O procedimento, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreu na última sexta-feira (21).

 Clique aqui e participe do Canal de Notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp 

O doador era um jovem de 30 anos que estava internado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, sediado em Campina Grande, município localizado na região do Agreste do estado. Além do coração destinado ao adolescente, foram doados rins, fígado e córneas, beneficiando pacientes na Paraíba, Pernambuco e Bahia.

O transplante aconteceu no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, sediado em Santa Rita, município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, que é administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

O paciente, que é acompanhado pelo serviço desde os 13 anos, tem displasia arritmogênica do ventrículo direito — condição genética que provoca infiltração de gordura no músculo cardíaco, favorecendo arritmias graves e insuficiência cardíaca.

A cardiologista Roberta Barreto, integrante da equipe de transplantes, detalhou a gravidade do caso. "Ele nasceu com essa doença genética e desenvolveu complicações ao longo da vida. Ano passado, precisou implantar um cardiodesfibrilador por conta da arritmia, mas já sabíamos que, em algum momento, o transplante poderia ser necessário", explica a cardiologista.

Ela acrescenta que o jovem entrou na lista no dia 14 de novembro e agora pôde receber o novo órgão. "Em casos como o dele, quando o músculo cardíaco é enfraquecido e substituído por gordura, muitas vezes o transplante é a única alternativa".

Por conta da urgência e da distância, o transporte do paciente até João Pessoa foi feito na quarta-feira (20) pelo Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (Grame), em aeronave do Corpo de Bombeiros Militar paraibano (CBMPB).

Na sexta (21), a equipe de captação do órgão também precisou se deslocar por via aérea até o Hospital de Trauma de Campina Grande, utilizando o helicóptero Acauã, da Polícia Militar do estado (PMPB).

O coração foi levado para João Pessoa pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da PMPB, em uma operação que marcou a primeira ação da nova parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSDS).

Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário