Comunidade cobra ação imediata da polícia após registros de violência contra os animais
Moradores da Rua Severino Gonzaga, em Remígio, cidade localizada na região do Brejo da Paraíba, denunciaram que um homem estaria matando gatos a tiros. Segundo relatos, vários animais já teriam sido vítimas dessa prática criminosa. Um dos episódios foi parcialmente registrado por câmeras de segurança na madrugada dessa segunda-feira (22), reforçando as suspeitas contra o acusado.
![]() |
Foto: Reprodução |
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
As imagens evidenciam a violência contra os animais, o que gerou indignação entre os moradores, que exigem providências rápidas por parte das autoridades, temendo novos ataques.
A legislação brasileira classifica esse tipo de ato como crime de maus-tratos a cães e gatos, de acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. Após a atualização pela chamada Lei Sansão (Lei 14.064/2020), a pena prevista varia de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição da guarda de animais. Nos casos em que ocorre a morte, a punição pode ser aumentada em até um terço.
Além disso, disparar arma de fogo em via pública também constitui crime, conforme o artigo 15 do Estatuto do Desarmamento, cuja pena varia de 2 a 4 anos de reclusão e multa. Dependendo do caso, o responsável ainda pode responder por porte ou posse ilegal de arma, com sanções mais rigorosas.
As denúncias podem ser feitas por meio do Disque Denúncia à Polícia Militar pelo 190, à Polícia Civil pelo 197 ou por meio da Linha Verde ao IBAMA, pelo 0800 061 8080. As autoridades orientam que moradores que possuam imagens, vídeos ou informações relevantes colaborem com a investigação para identificar e responsabilizar o autor.
A comunidade de Remígio aguarda uma resposta efetiva das forças de segurança, tanto para a proteção dos animais quanto para garantir a tranquilidade dos moradores diante da situação.
Portal Picuí Hoje com informações do Márcio Rangel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário