Trump cumpre promessa, manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% para produtos do Brasil - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

9.7.25

Trump cumpre promessa, manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% para produtos do Brasil

Mais cedo, Trump afirmou que Brasil não estava sendo "bom" para os EUA e ameaçou novas taxas para os produtos brasileiros — Foto: Andrew Harnik/Getty Images.
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump cumpriu a promessa que havia feito, e anunciou que as exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos agora serão taxadas em 50%.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp  

Nesta quarta-feira (9), Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando a decisão. Conforme o documento, a nova taxa passa a valer em 1º de agosto.

Confira a carta na íntegra:

"Conheci e me relacionei com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como ilustrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS às plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todos e quaisquer produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais. Produtos transbordados para evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitos à tarifa mais alta.

Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial engendrada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco.

Por favor, compreenda que a tarifa de 50% está muito aquém do necessário para garantir um campo de jogo nivelado entre nossos países. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do regime atual. Como você sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o que for possível para obter aprovações rapidamente, profissionalmente e rotineiramente — ou seja, em questão de semanas."
Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.
*Em atualização.

Portal Picuí Hoje com informações do Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário