Lula reage a Trump: "Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele" - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

10.7.25

Lula reage a Trump: "Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele"

Lula reforçou que o Brasil adotará uma postura firme diante do aumento das tarifas — Foto: Internet/Reprodução | Montagem: Portal Picuí Hoje.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (10), que pretende criar um comitê com representantes do setor empresarial para revisar a política comercial brasileira com os Estados Unidos (EUA). A declaração foi dada em meio a discussões sobre possíveis medidas de retaliação às tarifas anunciadas por Donald Trump. Uma das alternativas consideradas pelo governo é a aplicação da Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso Nacional, que permite ao Brasil adotar sanções equivalentes às impostas por outras nações.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp 

"Primeiro, do ponto de vista diplomático tem várias medidas para se tomar. Podemos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), propor investigações internacionais, cobrar explicações. Nós temos a Lei da Reciprocidade, que aprovamos no Congresso Nacional. Primeiro tentaremos negociar, mas se não tiver negociação a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele", declarou Lula em entrevista à TV Record.

Durante a conversa, o petista também criticou a forma como a decisão de Trump foi comunicada. Para ele, o anúncio feito por meio das redes sociais não condiz com o protocolo diplomático e fere a soberania nacional.

"A primeira coisa que precisa ficar clara para o povo brasileiro é que quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros, mas eu achei aquela carta fosse um material apócrifo porque não é costume mandar correspondente pelo site do presidente", comentou o chefe do Executivo.

Lula reforçou que o Brasil adotará uma postura firme diante do aumento das tarifas e destacou que a decisão norte-americana ignora a longa história de cooperação entre os dois países.

A nova tarifa

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para o território americano. A medida entrará em vigor a partir de 1º de agosto e foi formalizada por meio de carta oficial enviada a Lula. No documento, o líder republicano criticou o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Portal Picuí Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário