![]() |
Lula reforçou que o Brasil adotará uma postura firme diante do aumento das tarifas — Foto: Internet/Reprodução | Montagem: Portal Picuí Hoje. |
✅ Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
"Primeiro, do ponto de vista diplomático tem várias medidas para se tomar. Podemos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), propor investigações internacionais, cobrar explicações. Nós temos a Lei da Reciprocidade, que aprovamos no Congresso Nacional. Primeiro tentaremos negociar, mas se não tiver negociação a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele", declarou Lula em entrevista à TV Record.
Durante a conversa, o petista também criticou a forma como a decisão de Trump foi comunicada. Para ele, o anúncio feito por meio das redes sociais não condiz com o protocolo diplomático e fere a soberania nacional.
"A primeira coisa que precisa ficar clara para o povo brasileiro é que quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros, mas eu achei aquela carta fosse um material apócrifo porque não é costume mandar correspondente pelo site do presidente", comentou o chefe do Executivo.
Lula reforçou que o Brasil adotará uma postura firme diante do aumento das tarifas e destacou que a decisão norte-americana ignora a longa história de cooperação entre os dois países.
A nova tarifa
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para o território americano. A medida entrará em vigor a partir de 1º de agosto e foi formalizada por meio de carta oficial enviada a Lula. No documento, o líder republicano criticou o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Portal Picuí Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário