Lula critica derrubada do decreto do IOF e diz que Hugo Motta quebrou acordo com o governo - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

2.7.25

Lula critica derrubada do decreto do IOF e diz que Hugo Motta quebrou acordo com o governo

Lula afirmou que Hugo Motta desrespeitou um entendimento prévio com o Executivo ao incluir a derrubada do decreto na pauta — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quarta-feira (2), que os interesses de pequenos grupos econômicos têm se sobreposto aos da maioria da população no Congresso Nacional. Ele defendeu a iniciativa do governo de acionar o Judiciário contra a revogação, pelo Legislativo, do decreto que havia elevado as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp 

"Se eu não entrar com um recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte, ou seja, eu não governo mais o país. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. Ele [Congresso] legisla, e eu governo", afirmou Lula durante uma entrevista.

Segundo o presidente, o governo não está propondo aumento de tributos, mas sim uma reestruturação no sistema tributário para que os mais ricos contribuam mais, evitando cortes em áreas essenciais como educação e saúde.

"Nós não estamos propondo aumento de imposto, nós estamos fazendo um ajuste tributário nesse país para que os mais ricos paguem um pouco para que a gente não precise cortar dinheiro da Educação e da Saúde. Houve uma pressão das bets, das fintechs, eu não sei se houve pressão do sistema financeiro. O dado concreto é que os interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo", completou o petista.

Lula ainda afirmou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), desrespeitou um entendimento prévio com o Executivo ao incluir a derrubada do decreto na pauta. Segundo o presidente, havia um compromisso relacionado a medidas compensatórias que não foi cumprido. A decisão de Motta foi divulgada por meio de publicação nas redes sociais, poucas horas antes da votação.

Portal Picuí Hoje com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário