PL do deputado Buba Germano institui 2021 como “Ano Felipe Tiago Gomes” na Educação da PB - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 08 2021

PL do deputado Buba Germano institui 2021 como “Ano Felipe Tiago Gomes” na Educação da PB


Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje com Assessoria

Aprovado por unanimidade na sessão dessa última terça-feira (06) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Projeto de Lei (PL) nº 2.435/2021, de autoria do deputado estadual Buba Germano (PSB), institui no âmbito da educação do Estado da Paraíba o ano 2021 como o “Ano Felipe Tiago Gomes”, em alusão ao centenário de nascimento do notável professor paraibano.

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

A proposta também recebeu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela constitucionalidade e juridicidade. Com a sua aprovação, de acordo com o projeto, a administração pública estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SES), poderá realizar atividades educacionais, sociais e culturais, no âmbito escolar, mobilizando alunos, professores, servidores e a comunidade em homenagens e produções acerca da vida e obra do homenageado.

Felipe Tiago Gomes nasceu em Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, no dia 01 de maio de 1921, e por ser de origem humilde enfrentou muitas adversidades e dificuldades para ter acesso à educação. Formou-se em direito na cidade de Recife, em Pernambuco, mediante atestado de pobreza, onde despertou para a criação de uma instituição que visasse assegurar o direito de estudar aos milhares de jovens pobres como ele.

Seguindo esta inspiração, reuniu outros colegas que se entusiasmaram com a ideia e, assim, fundou a Campanha do Ginasiano Pobre que, futuramente, ficou conhecida como Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A partir de então, Felipe dedicou toda a sua vida para essa campanha, exercendo um verdadeiro sacerdócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário