Buba anuncia retomada do abastecimento d’água em cidades do Curimataú e do Seridó - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

terça-feira 23 2020

Buba anuncia retomada do abastecimento d’água em cidades do Curimataú e do Seridó

O deputado estadual Buba Germano (PSB) anunciou, em seu programa de rádio deste domingo (21), a retomada do abastecimento d’água em cidades do Curimataú e do Seridó paraibano. As informações foram repassadas no programa “Ação Parlamentar”, veiculado todos os domingos, das 12h às 13h, pela Rádio Cenecista de Picuí e pela página do parlamentar no Facebook.

De acordo com Buba, nos próximos dias as cidades de Picuí e Nova Palmeira, no Seridó, e Cuité e Nova Floresta, no Curimataú, voltarão a ter água nas torneiras. Todas as ações são frutos de requerimentos do parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e de articulações junto à Cagepa.

O socialista ainda falou sobre a retomada da TransParaíba, que levará águas do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) para cidades das duas regiões, beneficiando uma população de cerca de 150 mil habitantes. A obra, que custará cerca de R$ 200 milhões, foi paralisada após a empresa que liderava o consórcio falir, conforme informou o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, em live com Buba na última quinta-feira (18).

“Nesses 60 dias poderemos ter água nas torneiras de Nova Palmeira e de Picuí”, revelou o parlamentar, destacando um possível racionamento após a retomada do abastecimento para a preservação do manancial.

“O açude só tem 2,7 milhões de metros cúbicos e é impossível querer abastecer uma população de 20 mil habitantes e mais a de Nova Palmeira como se estivéssemos em um processo normal. Como o trabalho está sendo feito de forma emergencial, evidentemente que nós devemos ter a cautela de fazermos um rodízio para preservar esse volume o máximo que puder”, pontuou.

Com relação as dívidas dos consumidores com a Cagepa, Buba ressaltou a criação de uma linha especial para quitação dos débitos. “Isso também foi fruto de pedido dos nossos vereadores e meu na Assembleia Legislativa. Os débitos anteriores a suspensão do abastecimento serão negociados. Se o governo está fazendo um esforço para colocar a água nas torneiras, que interesse ele teria de prejudicar os consumidores?”, questionou.

O parlamentar destacou seu requerimento para a retomada do abastecimento d’água das cidades de Cuité e Nova Floresta, abastecidas pelo açude Boqueirão do Cais. “A quantidade de sais da água já a torna totalmente possível de atender a população. Isso é um dado técnico fundamental para que a água chegue nas torneiras. Um estudo está sendo feito, será feita a limpeza e a renovação da estação de bombeamento. E isso se faz com estudo técnico para que a gente dê a garantia do abastecimento à população”, enfatizou.

Buba também abordou a retomada da TransParaíba. De acordo com ele, o diretor de expansão da Cagepa, Simão Almeida, garantiu que nos próximos 60 dias uma nova licitação será realizada para a conclusão da obra.

“Provavelmente, entre julho e agosto conclua uma nova licitação. Porque para o processo licitatório de uma obra de mais de R$ 100 milhões vem um monte de empresas, ganha a licitação e depois não tem capacidade de execução e o setor público, infelizmente, tem essa burocracia. Mas foi assegurado que a partir de setembro a obra será retomada”, pontuou.

O parlamentar finalizou revelando uma licitação da Cagepa para a construção do esgotamento sanitário nas cidades da região. “A licitação já foi autorizada. É uma grande obra, pois as prefeituras não têm condições de construir uma rede de esgotos com recursos próprios. Daí a importância da nossa articulação”, revelou.
Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário