Ricardo anuncia reajustes de 6,81% e 5% para o magistério e Segurança Pública a partir deste mês - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 22 2018

Ricardo anuncia reajustes de 6,81% e 5% para o magistério e Segurança Pública a partir deste mês

Além disso, garantiu que mais de 41 mil funcionários que recebem o salário mínimo terão o reajuste anual garantido já partir do pagamento de janeiro.



O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (22), reajustes para o magistério e para a Segurança Pública da Paraíba, que passam a valer a partir deste mês. Para a primeira categoria, serão 6,81% de aumento, equivalente ao piso nacional. Já para a segunda, serão 5%, onde serão beneficiados policiais e bombeiros civis e militares, assim como os agentes penitenciários.

De acordo com ele, apesar das dificuldades que a crise econômica impõe, está cumprindo o que foi acordado com as categorias. “Eu tenho duas situações, que são dois compromissos meus, que é com o magistério, feito publicamente, e o outro com a segurança. Com a Segurança, eu tinha um acordo do montante dos plantões e incorporá-los para gerar a segurança. 


Dividir por todos e gerar a segurança. Fiz a primeira parcela em 2017, são três parcelas, a segunda seria agora durante este ano. Cada parcela dá em torno de 9%. As duas parcelas que faltam pagar dá 19,53%. A terceira parcela seria paga em 2019, quando eu não mais estivesse. Eu acertei e decidi que o que falta, nós vamos dar 5% agora em janeiro, quase que o dobro da inflação, e a partir de julho, o que restar, que são 14%, nós vamos dividir mês a mês, incorporando mês a mês, garantindo já na lei que a incorporação se dará toda até o final de 2019. Ou seja, aquilo que nós havíamos combinado, aquilo que eu havia me comprometido em fazer durante esses três anos meus, 75% de incorporação seja feita na nossa gestão e num patamar inferior na gestão seguinte”, explicou.

E ainda explanou como se dará o aumento para o magistério. “Estabeleci no ano passado o retorno do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, com as promoções horizontais e verticais. Este ano, agora em janeiro, estou aplicando, o aumento que é o piso nacional do magistério para toda a tabela, que são 6,81%. A partir de julho até dezembro, eu vou incorporando, mês a mês, aquilo que falta à duplicação, a dobra da remuneração do magistério da Paraíba em quatro anos. Ou seja: é um esforço muito grande. Estou falando, em linhas gerais, em algo que vai de 15,58% de reajuste até 20,87%, este para quem tem doutorado. Para cumprir isso, eu sei que foi uma decisão muito difícil da minha parte e eu cumprirei isto, porque é algo fundamental”, acrescentou.

Além disso, garantiu que mais de 41 mil servidores que recebem o salário mínimo terão garantidos o reajuste anual. “Eu tenho uma questão referente ao salário mínimo, que será cumprido. Na verdade, são 26.371 mil pessoas, com mais 15 mil prestadores de serviços, que recebem o salário mínimo, estou falando em algo em torno de 41 mil pessoas que terão aquilo que o salário mínimo disponibiliza. Eu não posso dizer se é mais ou menos porque não depende da Paraíba”, afirmou.

Com Blog do Gordinho.