Mortandade de peixes no Açude Velho preocupa moradores de Campina Grande - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

12.1.26

Mortandade de peixes no Açude Velho preocupa moradores de Campina Grande

SESUMA remove animais e discute medidas emergenciais após aumento incomum do fenômeno.
Funcionário da SESUMA retira peixes mortos do Açude Velho — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Uma grande quantidade de peixes mortos foi registrada no Açude Velho, na cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, provocando forte odor nas proximidades. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA) se encontram no local nesta segunda-feira (12) realizando a retirada dos animais.

 Clique aqui e participe do Canal de Notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp  

Ainda não há definição sobre o que teria provocado o episódio. Embora a morte de peixes seja relatada com frequência neste período, devido à combinação de fósforo e nitrogênio, que reduz o oxigênio disponível na água e leva à asfixia dos animais, o volume observado neste ano chamou atenção por ser considerado fora do padrão.

Segundo o engenheiro da SESUMA, Marcos Aurélio, estão previstas ações imediatas e articulação entre diferentes pastas. "Haverá uma reunião com a Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, além da Sesuma, para tratar de assuntos emergenciais. A questão de inserção de um oxigênio dissolvido por meio de uma aeração e de amostras que estão sendo coletadas para entender o que isso tem acontecido, já que, apesar de ser um fato recorrente, dessa proporção, foi a primeira vez", disse.

De acordo com ele, o encontro também servirá para definir estratégias que evitem novas mortes. "Vai ser discutido hoje nessa reunião emergencial algumas possibilidades emergenciais, entre elas, a transferência dos peixes vivos, por exemplo, a questão também do oxigênio dissolvido, que está abaixo da normalidade", informou Marcos Aurélio.

Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário