Paraíba soma mais de 2,5 mil atendimentos por acidentes com escorpiões em 2025 - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

6.9.25

Paraíba soma mais de 2,5 mil atendimentos por acidentes com escorpiões em 2025

Hospitais de referência em João Pessoa e Campina Grande registraram aumento nos casos em comparação ao ano anterior.
Escorpião — Foto: Reprodução/EPTV
A Paraíba já contabiliza 2.535 atendimentos relacionados a acidentes com escorpiões em 2025. Os números foram levantados por duas unidades de referência no tratamento desse tipo de ocorrência: o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, situado em Campina Grande, no Agreste do estado, e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), situado em João Pessoa.

 Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp  

No Hospital de Trauma de Campina Grande, 1.326 pessoas receberam atendimento entre janeiro e os primeiros dias de setembro. Do total, 801 eram mulheres e 525 homens. Apesar do volume expressivo de registros, não houve óbitos por picadas de escorpião no período informado.

Já no HULW, na capital paraibana, foram 1.209 casos apenas entre janeiro e maio de 2025. No mesmo intervalo do ano passado, a unidade havia contabilizado 1.117 ocorrências, o que representa um acréscimo de 92 atendimentos.

Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do HULW, os números refletem uma realidade crescente. Nas últimas duas décadas, a média anual saltou de cerca de 500 casos para mais de 200 por mês, configurando um aumento de 200% no período.

O auge reprodutivo de animais peçonhentos, como os escorpiões, ocorre nos meses de agosto e setembro. Por isso, especialistas reforçam a importância da prevenção.

De acordo com o CEO de uma empresa especializada em dedetização e remoção desses animais, Hugo Mendonça, é essencial identificar e tratar corretamente os locais onde eles se escondem. "Ele vai usar o princípio ativo adequado, a formulação adequada, e manter um trabalho contínuo. Indicamos que uma residência não ultrapasse 3 meses sem fazer a dedetização, porque controle de pragas, ele leva para a residência saúde", explicou.

Além da dedetização, a orientação é que, ao avistar um escorpião em casa, o morador acione o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), evitando o contato direto com o animal.

Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário