De perseguida pela ditadura a Doutora Honoris Causa: UFPB homenageia Luiza Erundina nesta sexta (25) - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

23.7.25

De perseguida pela ditadura a Doutora Honoris Causa: UFPB homenageia Luiza Erundina nesta sexta (25)

Natural de Uiraúna, a deputada federal é formada em Serviço Social pela UFPB — Foto: Rodrigo Romeu/Alesp.
Nesta sexta-feira (25), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concederá à deputada federal Luiza Erundina de Sousa o título de Doutora Honoris Causa. A cerimônia, aberta ao público, está marcada para as 17h no auditório da Reitoria, em João Pessoa.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp   

Natural de Uiraúna, município localizado na região do Sertão da Paraíba, Erundina é formada em Serviço Social pela UFPB. Posteriormente, concluiu o mestrado em Ciências Sociais em São Paulo. No início dos anos 1970, estava prevista para assumir uma vaga de professora no Departamento de Ciências Sociais da UFPB. No entanto, sua atuação junto a movimentos camponeses e a oposição ao regime militar mudaram esse percurso.

Impedida pelos militares de tomar posse, sob a alegação de representar uma ameaça ao regime, ela precisou se mudar para São Paulo, onde desenvolveu uma trajetória política marcante. A partir dos anos 1980, foi eleita vereadora, deputada estadual e, em 1988, tornou-se a primeira mulher a assumir a Prefeitura de São Paulo. Atualmente, aos 90 anos, cumpre seu sétimo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), pelo estado paulista.

A homenagem foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPB, realizada em 18 de março. A honraria é a mais elevada concedida por uma instituição de ensino superior.

Portal Picuí Hoje com informações do Portal WSCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário