Jovem morre após acidente e família doa seus órgãos para salvar cinco pessoas na Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 03 2022

Jovem morre após acidente e família doa seus órgãos para salvar cinco pessoas na Paraíba

Um homem de 27 anos que e
stava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande desde sexta-feira (28), morreu na madrugada dessa quarta-feira (2) e a família decidiu doar os seus órgãos. O jovem que foi vítima de um acidente de moto, teve a morte encefálica confirmada pelos médicos após exames e a doação múltipla foi imediatamente autorizada pelos parentes da vítima.

Foram doados fígado, rins e córneas. Antes da cirurgia de retirada, foi feito um momento de homenagem ao doador e à família, com o cortejo da vida. Passando por um corredor humano, o doador foi levado para o bloco cirúrgico sob aplausos.

Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos. O fígado foi para um homem de 61 anos, o rim direito para uma mulher de 39 anos e o rim esquerdo foi implantado em um homem de 41 anos. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos para posterior transplante.

Atualmente na Paraíba, 309 pessoas aguardam uma córnea, quatro esperam um coração, 15 um fígado e 187 um rim. Este ano foram realizados até agora 21 transplantes no Estado, sendo 14 de córneas, um de coração, quatro de rim, e dois de fígado.

A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).

“Era uma vontade minha e dele também, então eu não pensei duas vezes, para que outras pessoas vivam com um pedacinho dele, e aproveitem ao máximo a vida. Se puderem fazer, façam,” disse o pai do doador, que não teve a identificação divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Portal Picuí Hoje com Portal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário