PL de Buba torna Paróquia de Picuí patrimônio cultural imaterial da PB - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quarta-feira 15 2021

PL de Buba torna Paróquia de Picuí patrimônio cultural imaterial da PB

Por meio do Projeto de Lei (PL) nº 3.347 apresentado pelo deputado estadual Buba Germano (PSB), a Paróquia de São Sebastião, localizada na cidade de Picuí, Seridó paraibano, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado. A proposta, aprovada na sessão desta terça-feira (14) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), já havia recebido parecer favorável pela constitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

De acordo com Buba, além de homenagear a Paróquia de São Sebastião, que completará 150 anos de existência no dia 18 de dezembro, a matéria ainda tem por objetivo amparar, resguardar e proteger o patrimônio histórico e cultural do nosso Estado.

O deputado destacou ações desenvolvidas pela paróquia, através das suas pastorais, que alcançam crianças, idosos e jovens. “A Pousada dos Idosos Luzia Dantas é um exemplo de serviço prestado pela paróquia, onde idosos sem lar recebem tratamento digno”, enfatizou.

Datada de 1856, a igreja Matriz de São Sebastião foi construída a partir de uma promessa da população ao santo em virtude do surto de cólera-morbo que atingia o Nordeste à época, matando milhares de pessoas. Sua primeira missa foi celebrada no dia 3 de setembro de 1857 pelo padre Francisco de Holanda Chacon, de Areia.

Após ser aprovado pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei segue agora para apreciação do governador João Azevedo, que decidirá sobre sua sanção ou veto.

Portal Picuí Hoje com Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário