Inauguração do Museu da Caatinga José Crisólogo é marcada com grandes emoções em Picuí - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

domingo 19 2021

Inauguração do Museu da Caatinga José Crisólogo é marcada com grandes emoções em Picuí

A Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, inaugurou, na noite desse sábado (18), o Museu da Caatinga José Crisólogo da Costa. Idealizado pelo deputado estadual Buba Germano (PSB), a organização
 objetiva a conservação e preservação de objetos de interesse duradouro e de valor artístico e histórico do saudoso artista plástico picuiense José Crisólogo e possui salas específicas que contam detalhadamente a história de vida de importantes vultos do município de Picuí, no Seridó paraibano, a exemplo do saudoso poeta Antônio Henriques Neto e da trajetória do saudoso ex-combatente Fausto Germano na Segunda Guerra Mundial.

Além disso, a parte externa da organização possui exposição de utensílios que representam a cultura popular nordestina. Estes, todos frutos de doações realizadas pela comunidade local. Outra exposição que merece destaque é a sessão de réplicas da fauna e flora da Caatinga, as quais foram todas produzidas por artistas e artesões locais.

solenidade reuniu filhos, familiares e amigos dos homenageados e contou com a presença do deputado federal Gervásio Maia (PSB), além professores, pesquisadores, empresários, prefeitos, vereadores, autoridades políticas locais e regionais e a comunidade em geral. Durante o descerramento da placa de inauguração, em clima de muita emoção, ao deputado Buba Germano, que também comemorava idade nova, manifestou sua satisfação em poder estar ao lado dos irmãos, familiares e amigos.

"Tenham sempre certeza de que todos estes que aqui estão sendo homenageados, merecem toda a nossa homenagem pelas suas importâncias e por toda contribuição e participação direta no desenvolvimento de nossa querida e amada Picuí. Continuarei sempre lutando para preservar a memória de quem tanto fez pela nosso município", disse Buba aos familiares dos homenageados.

A animação do evento ficou por conta dos picuienses Luizinho Dantas ‒ empresário do ramo de restaurantes, France Macedo, Estevão e o juiz de direito Dr. Edailton Silva. Além dos picuienses, quem marcou presença foi o renomado repentista pernambucano Oliveira de Panelas. Confira ao fim desta íntegra a solenidade que foi transmitida ao vivo pela reportagem do Portal Picuí Hoje.

Reserva Ecológica Olho D'água das Onças

A Organização Não Governamental (ONG), identificada como uma unidade de conservação, está localizada próximo a Santa Luzia do Seridó, distrito do município de Picuí, no Seridó da Paraíba. Sua principal missão é proteger e conservar a Caatinga, um bioma rico em biodiversidade e exclusivo do território brasileiro.

A ONG iniciou suas ações em 2005 e ao longo dos anos alinhou suas atividades a iniciativas públicas de educação ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A partir de 2015, integrou suas ações aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em um pacto global entre países para Agenda 2030.

Suas ações visam promover a conscientização social sobre a importância da sustentabilidade e melhor convivência com o clima semiárido. E, dessa forma, contribuir com uma melhor qualidade de vida para esta e as futuras gerações, considerando as dimensões sociais, ambientais e econômicas de forma integrada.

O projeto, além de garantir a conservação da Fauna e Flora existente em sua localidade, desenvolve iniciativas socioeducativas, mediante integração de instituições de ensino, com a criação de campos de pesquisa, como também, através de parcerias com associações, agentes públicos e colaboradores. Com seu pioneirismo nas regiões do Seridó e Curimataú paraibano, a Reserva Ecológica Olho D'água das Onças tem buscado por meio dessas parcerias fomentar e expandir as ações de preservação ambiental em todo o Estado.

Você pode conhecer um pouco mais acerca das ações da Reserva Ecológica Olho D´água da Onças nas redes sociais Facebook, Instagram e também no site oficial.

Portal Picuí Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário