Deputado Buba Germano participa de audiência pública sobre mudanças climáticas - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sexta-feira 22 2021

Deputado Buba Germano participa de audiência pública sobre mudanças climáticas

Nesta sexta-feira (22), o deputado estadual Buba Germano participou de uma reunião de audiência pública para discutir sobre as mudanças climáticas e seus efeitos causados, em especial no Semiárido brasileiro e paraibano. A reunião aconteceu em modo remoto e o deputado participo direto da Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, de Picuí, Seridó paraibano.

Proposta pelo deputado estadual Chió (Rede), a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Jeová Campos (PT), teve como objetivo reunir jovens ativistas climáticos de toda região Nordeste para dialogar o tema com grandes nomes da causa ambiental no Brasil e no mundo.
"Esse é um tema que o mundo está discutindo e não podemos ficar de fora, visto que estamos inseridos numa área de vulnerabilidade e que sofre com o avanço da desertificação no bioma Caatinga, uma vez que a nossa vegetação não possui a mesma capacidade de regeneração que a Zona da Mata, por exemplo", disse o deputado.

Dentre os participantes, esteve a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva e os deputados Moacir Rodrigues (PSL) e Cida Ramos (PT). Os professores Humberto Barbosa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/AL) e Alexandre Costa da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Márcia Alencar (DACP), Catarina Buriti do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Beranger Araújo Agência Executiva das Águas (AESA) e César Nóbrega do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (SERSA) também contribuíram com a audiência pública.

A audiência pública contou também com a importante participação dos jovens Marcelo Bedoni e Alice Piva (PB), Valdir Moura (PE), Sarah Lima (CE) e Heloise Almeida Luna (RN), ativistas do Movimento Mundial Fridays For Future Brasil; Ruan Navarro do Greenpeace João Pessoa; Susana Aguiar, da Rede Borborema de Agroecologia, os quais puderam dialogar com os parlamentares sobre os problemas que suas regiões já enfrentam e aproveitaram a oportunidade para pedir apoio dos poderes públicos para dar prioridade as questões ambientais.

Após o término da audiência, Buba promoveu uma reunião na Reserva para para tratar sobre o projeto de educação ambiental que será desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na oportunidade, juntamente com o professor e pesquisador José Etham, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a professora e coordenadora do curso de agroecologia, Jeane Martins, do Instituto Federal da Paraíba - Campus Picuí, o parlamentar discutiu a importância das metodologias de ensino estarem alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O zootecnista e chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Picuí, Robson Ferreira, e as equipes de apoio e comunicação da Reserva também se fizeram presentes.
Portal Picuí Hoje com Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário