Emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente: Vereadora Ednalva Dantas solicita da Prefeitura de Picuí e de outros órgãos públicos um solucionamento para os problemas dos lixões - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sábado 13 2021

Emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente: Vereadora Ednalva Dantas solicita da Prefeitura de Picuí e de outros órgãos públicos um solucionamento para os problemas dos lixões

Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje

Por meio do Requerimento Verbal nº 005/2021, a vereadora Ednalva Dantas (PSB) solicitou do Ministério Público, bem como da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) e da Prefeitura Municipal de Picuí, Seridó paraibano, um solucionamento para os problemas dos lixões municipais.

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

A parlamentar sugere aos órgãos públicos que seja construído um aterro sanitário em regime de consórcio intermunicipal, com a participação dos municípios que compõe as regiões do Seridó e Curimataú paraibano e galpões para seleção do lixo reciclável, além da instalação de uma usina de compostagem de lixo, que, segundo a parlamentar, tem como principal objetivo a geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, a preservação do meio ambiente.

Durante recente entrevista concedida à nossa reportagem, a parlamentar disse que na semana passada, acompanhada do vereador Inácio Moto Táxi (DEM), esteve visitando o lixão de Picuí, o qual fica situado na zona rural do município, onde na oportunidade lembrou de uma audiência pública que aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2019 na escola Ana Maria Gomes, em Picuí, instituída de “Lixo Zero”, que contou com a participação direta do Ministério Público, representado pelos promotores de justiça dr. Alcides Amorim e dr. José Farias, bem como do coordenador do meio ambiente, Pedro Dantas e do prefeito Olivânio Remígio (PT), além de prefeitos, vereadores, secretários, funcionários e catadores do município de Picuí e de outros vizinhos.

"Naquela ocasião, foram debatidos os problemas dos lixões municipais e lá foi sugerido a construção de um aterro sanitário consorciado entre os municípios, com galpões para separação do lixo reciclável. Também foi sugerido a realização de campanhas educativas para conscientização da população para coleta seletiva do lixo. Dois anos já se passaram e nenhuma ação voltada para esta finalidade aconteceu" ‒ disse a parlamentar.

"Estou fazendo meu papel como representante do povo e mais uma vez reivindico ações concretas do Poder Público, com prazos de execução desse projeto que é tão importante, não apenas para Picuí, mas para todos os municípios das regiões do Seridó e Curimataú paraibano. Milhares de pessoas serão beneficiadas com geração de emprego e renda, além de melhorias na qualidade de vida e, sobretudo, a preservação ambiental" ‒ finalizou.

O pleito foi aprovado por unanimidade durante a 5ª Sessão Ordinária da "Casa de Francisco Eduardo de Macedo", ocorrida nessa última segunda-feira (1) e já foi encaminhado ao prefeito Olivânio Remígio (PT), bem como Ministério Público, a FAMUP e a SUDEMA.

Clique aqui para ter acesso a cópia do requerimento 

Veja abaixo imagens do lixão de Picuí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário