Deputado Buba atende requerimento do vereador Aldemir e apresenta projeto de lei denominando a estrada que liga Picuí a Nova Floresta com o nome do ex-prefeito Basto Cazuza - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 15 2019

Deputado Buba atende requerimento do vereador Aldemir e apresenta projeto de lei denominando a estrada que liga Picuí a Nova Floresta com o nome do ex-prefeito Basto Cazuza

O Vereador Aldemir Macêdo (Avante), participou nesta quarta-feira (15) da sessão ordinária da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde na oportunidade, entregou em mãos ao deputado estadual Buba Germano (PSB) o requerimento nº 031/2019, apresentado e aprovado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, nesta segunda-feira (12).

O referido requerimento solicita do legítimo deputado representante das regiões do Seridó e Curimataú paraibano, a apresentação de um Projeto de Lei na ALPB, denominando a estrada PB-151, que Liga Picuí a Nova Floresta, de “Rodovia Prefeito Sebastião Ramos Dantas”, em homenagem a “Basto Cazuza”, ex-prefeito do município de Picuí.

Durante a sessão, o socialista parabenizou a iniciativa do vereador Aldemir ao passo em que registrava a presença da ex-prefeita e ex-vereadora Salvelina Buriti, da ex-vereadora Roseli Macêdo e do funcionário público aposentado José Domício, carinhosamente conhecido como "Galego de Adenilza".
Confirmando a antecipação preventiva da apresentação do Projeto de Lei na Casa, Buba disse que "irá atender esse pedido por justiça, por ser um ex-prefeito, a uma pessoa humilde, do povo, que ajudou a construir a história da cidade" e aproveitou para lembrar que a obra da PB-151 será uma das primeiras que serão feitas pelo governo João Azevêdo e que será licitada no próximo dia 02 de setembro.

Confira na íntegra o pronunciamento por meio das imagens da TV Assembléia:

A luta pela pavimentação asfáltica da PB-151
A luta teve início durante o mandato da ex-deputada Gilma Germano, abraçada pelo deputado Buba e os vereadores que integram a bancada de oposição da Câmara de Picuí junto ao ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) ‒ que infelizmente não conseguiu executar a obra em virtude da não liberação de empréstimo da Paraíba junto a bancos internacionais e passou o dever da concretização da tão sonhada obra para ser efetivada pelo seu sucessor, o atual governador João Azevêdo (PSB).

Biografia do saudoso Sebastião Ramos Dantas, popularmente conhecido como "Basto Cazuza”


Sebastião Ramos Dantas (Foto), popularmente conhecido como “Basto Cazuza”, era natural do sítio Estrondo, município de Nova Floresta/PB, filho de Manoel Ramos Dantas e Josefa Anália Dantas, nasceu no dia 10 de novembro de 1940, foi casado com Maria Eunice da Silva e tiveram cinco filhos.

As primeiras atividades profissionais iniciaram ainda muito jovem, trabalhando na agropecuária ao lado de seu pai. Desenvolveu outras atividades laborais, morou em São Paulo, onde exerceu a profissão de servente de pedreiro, retornando a terra natal dedicou-se ao cultivo de sisal, tornando um dos maiores produtores da década de 80, e por fim por vontade própria foi caminhoneiro.

O início da vida pública se deu a partir de 1963, já casado, por incentivo do sogro o Sr. Macário Zulmiro da Silva, personalidade importante da época e fundador do Povoado de Olho D’água das Onças, (atual Distrito de Santa Luzia do Seridó), exercendo o mandato de vereador pelo antigo PSD (Partido Social Democrático).

No período de 1969 a 1973 foi novamente eleito vereador, desta vez filiado à antiga ARENA (Aliança Renovadora Nacional), militante nesta sigla partidária até sua extinção. De 1973 a julho de 1974, foi vice-prefeito, assumindo em julho de 1974 a 1977 o mandato de prefeito. No dia 15 de novembro 1982 elegeu-se prefeito, concluindo seu mandato em 31/12/1988.

Durante seu primeiro mandato na década de 70, promoveu importante mudança na Vila de Santa Luzia, município de Picuí, a exemplo da rede elétrica, calçamento, Centro de Saúde, Posto dos Correios, poste de telefonia, dentre outras igualmente importantes que fizeram com que o morador do povoado tivesse acesso aos serviços nunca antes experimentados e consequentemente, tirasse aquele povoado do isolamento, restando o tão sonhado asfalto.

No segundo mandato outras obras foram erguidas, como perfurações de poços artesianos que garantiram água para a população, que sofria com grandes estiagens, as quais comprometiam a garantia do sustento de muitos, que viviam exclusivamente da agricultura e a construção de uma escola para atender antigo anseio da população que necessitava se dirigir a cidades como Picuí e Nova floresta para ter acesso aos estudos.

No ano de 1977, após entregar a prefeitura, fixou residência, junto com a família, no povoado de Vila de Santa Luzia, onde já moravam os pais de sua esposa, desta forma, desenvolveu o cultivo do sisal, tornando a região um importante produtor, destacando-se inclusive a nível regional.

Em toda a vida pública, manifestou interesse pelo desenvolvimento da Vila de Santa Luzia, pela qual tinha muito amor e dedicação. Um dos seus sonhos era alcançar o asfalto que liga a cidade de Picuí a Nova floresta, passando pela Vila de Santa Luzia, infelizmente, esse sonho nunca foi realizado. Mas, sempre foi um defensor e lutou para torna-se realidade. Faleceu em 07/03/2012, tendo como causa morte falência múltiplas dos órgãos, após complicações cardíacas.

Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário