Estreia traz o relato do saudoso casal Maria Olívia e João Pedro, que deixou raízes profundas na história da "Terra da Carne de Sol". Cada publicação nessa coluna trará imagens e relatos de famílias, personagens e lugares que marcaram a identidade cultural picuiense.
O Portal Picuí Hoje inicia, nesta sexta-feira (3), uma nova coluna dedicada a contar histórias que o tempo guardou e que fazem parte da identidade do município de Picuí, localizado na região do Seridó da Paraíba, conhecido nacionalmente como a "Terra da Carne de Sol". O espaço, intitulado "Memórias da Nossa Terra", nasce com o objetivo de registrar vozes da cidade, retratos da memória, caminhos de famílias e personagens que, com sua trajetória, ajudaram a escrever a história de Picuí.
Com apoio do picuiense Edson Calado, como também de outros picuienses, a coluna hoje trará crônicas, ecos do passado que permanecem vivos entre ruas e lembranças, revelando cantos e encantos da cidade. A cada publicação, imagens de pessoas, famílias e lugares históricos darão vida a essas narrativas, fortalecendo a identidade cultural do município.
Para inaugurar o espaço, o primeiro relato resgata a memória de um casal que marcou a vida picuiense Maria Olívia e João Pedro, que deixou raízes profundas na história picuiense; confira:
Um retrato da memória
Texto: Edson Calado
![]() |
Maria Olívia da Conceição e João Pedro de Araújo — Foto: Edson Calado/Arquivo Pessoal |
Na fotografia, eterniza-se a imagem de Maria Olívia da Conceição e João Pedro de Araújo, casal que construiu sua história em Picuí, entrelaçando trabalho, Fé e família.
Maria Olívia era filha de Pacífico Martins de Araújo, pertencente a uma família numerosa e conhecida na região, ao lado de seus irmãos Eloi Pacífico, Dona Coroza, Ana Pacífico, Aristides Pacífico e Dona Cotinha, esta última mãe de Dona Sinhá Henriques. Mulher de fibra, exerceu com dedicação a costura e a vida de dona de casa, sendo o alicerce que sustentava o lar e a família.
Ao seu lado, João Pedro de Araújo, irmão de José Pedro de Araújo, figura destacada na história da cidade como proprietário do antigo Hotel Avenida e cujo nome hoje batiza o Mercado Público Municipal. João Pedro foi mestre de obras, profissão que exigia não apenas técnica, mas também visão. Entre suas contribuições, destaca-se a participação na construção da Matriz de São Sebastião, templo que até hoje é marco da fé e da identidade religiosa do povo picuiense.
Do casamento nasceram os filhos Satiles Araújo, Maria Sílvia Araújo, Lica de Chico Medeiros, Expedito Araújo, Demírio Araújo, Narzito Araújo, Eli Araújo e Ameri Araújo, que herdaram o legado de trabalho, união e tradição transmitido por seus pais.
Assim, este retrato não é apenas um registro fotográfico: é a memória viva de um casal que, em sua simplicidade e perseverança, ajudou a escrever parte da história de Picuí e deixou raízes que permanecem no tempo.
Contribua com a coluna!
Se você, picuiense, possui imagens e histórias de famílias, personagens ou lugares que marcaram nossa cidade, pode repassar ao Portal Picuí Hoje para que também sejam divulgadas.
O Portal Picuí Hoje é administrado pelo picuiense Marcilio Araujo e foi criado em dezembro de 2014, quando nasceu como um blog para noticiar os principais acontecimentos da cidade. Atualmente, o portal é líder de acessos na região do Seridó paraibano, consolidando-se como referência em informação, memória e identidade, não só para todos os picuienses, mas para toda região.
Portal Picuí Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário