Promotor que já atuou em Picuí é nomeado procurador-geral de Justiça do MPPB - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

7.8.25

Promotor que já atuou em Picuí é nomeado procurador-geral de Justiça do MPPB

Leonardo Quintans, com trajetória no interior da Paraíba, assume o comando do MPPB para o biênio 2025-2027
Leonardo Quintans — Foto: MPPB/Reprodução.
O promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho foi designado como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2025-2027. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-PB), na edição desta quinta-feira (7), por meio do Ato Governamental nº 2.556, e anunciada previamente na quarta-feira (6) pelo governador João Azevêdo (PSB), durante um evento em João Pessoa.

 Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp     

Quintans foi o mais votado na eleição interna realizada no último dia 31 de julho, figurando em primeiro lugar na lista tríplice enviada ao governador. Ele obteve 205 votos dos 220 votantes, alcançando 93,2% de aprovação. Também integraram a lista os promotores Rodrigo Marques da Nóbrega, com 64 votos, e Aristóteles de Santana Ferreira, que recebeu 53 votos. O procurador João Geraldo Barbosa teve 41 votos.

Foi a primeira eleição na história do MPPB com participação integral dos eleitores habilitados. No total, foram registrados 363 votos válidos e um nulo, em sistema eletrônico desenvolvido pela própria instituição, que permitia até três escolhas por votante.

Trajetória de Leonardo Quintans inclui atuação em Picuí

Leonardo Quintans Coutinho é natural de João Pessoa, tem 44 anos, é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Filho dos servidores públicos Napoleão de Oliveira Coutinho (in memoriam) e Maria do Socorro Quintans Coutinho, ingressou no MPPB em 7 de junho de 2013 e, ao longo de sua trajetória, acumulou experiência em diversas comarcas do estado.

Antes disso, atuou como servidor concursado do Intituto Federal da Paraíba (IFPB) entre 2004 e 2007, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região (Sergipe) em 2007 e do TRT da 13ª Região (Paraíba) entre 2008 e 2011. Foi promotor de Justiça na Bahia de 2011 a 2013, antes de ser aprovado no concurso para o MPPB.

Sua trajetória no Ministério Público paraibano teve início em Sousa, no Sertão do estado, onde atuou nas áreas de Patrimônio Público, Cidadania, Família, Fazenda Pública, matéria Cível e Justiça Eleitoral, além de coordenar a Promotoria da comarca sousense. Em 2015, foi transferido para Picuí, município situado na região do Seridó paraibano, onde protagonizou um dos capítulos mais marcantes de sua carreira, destacando-se por uma atuação firme, combativa e comprometida como promotor de Justiça. Posteriormente, em 2019, foi removido para Alagoa Grande, no Brejo paraibano. Já em 2024, foi promovido à entrância final e assumiu a promotoria de Catolé do Rocha, no Sertão. No mesmo ano, foi removido para a função de 1º promotor de Justiça do município de Sapé, também na região do Sertão.

No MPPB, também exerceu cargos estratégicos como coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025, presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Além disso, foi diretor da região Nordeste na Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO).

Ao comentar sua nomeação, o novo procurador-geral declarou sentir-se honrado com a confiança recebida: "Temos uma enorme missão pela frente, de conduzir o Ministério Público nesses próximos dois anos e fazer uma gestão voltada para o cidadão. Aproximar cada vez mais o MP da sociedade, para que o Ministério Público possa entregar cada vez mais o que se espera de nós: a defesa da sociedade. E como metas centrais da nossa gestão, a tutela da segurança pública, da saúde e da educação (...). No mais, é dar continuidade aos quatro anos da gestão de Hortêncio, que deixou um legado enorme, e avançar ainda mais nessa linha de conectar o Ministério Público com a sociedade, com o cidadão, e atender seus anseios", concluiu.

A posse de Leonardo Quintans está marcada para 1º de setembro de 2025. Ele substituirá o atual procurador-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto.

Portal Picuí Hoje com informações do MPPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário