Governo Trump volta a criticar Alexandre de Moraes e gestão Lula em relatório sobre direitos humanos - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

14.8.25

Governo Trump volta a criticar Alexandre de Moraes e gestão Lula em relatório sobre direitos humanos

Documento do Departamento de Estado dos EUA aponta repressão ao debate democrático e restrições à liberdade de expressão no Brasil em 2024
Donald Trump — Foto: White House/Joyce N. Boghosian
O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), sob a administração de Donald Trump, fez novas críticas ao governo brasileiro e à atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Segundo o órgão, houve repressão ao "debate democrático" e restrições à manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto decisões judiciais teriam afetado a liberdade de expressão.

O relatório, encaminhado ao Congresso americano, também afirma que a situação dos direitos humanos no país se "deteriorou" em 2024.

"O governo censurou conteúdos online considerados em violação a ordens do Supremo Tribunal Federal (STF), que instruíram as plataformas a remover conteúdos que supostamente disseminavam desinformação relacionada ao sistema eleitoral ou às instituições judiciais, ou que depreciavam autoridades judiciais com ameaças ou assédio online", diz o documento.

A atuação do STF no bloqueio de publicações nas redes sociais foi igualmente mencionada.

"Registros judiciais revelam que o ministro Alexandre de Moraes ordenou pessoalmente a suspensão de mais de 100 perfis de usuários na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter), suprimindo de forma desproporcional a liberdade de expressão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao invés de adotar medidas mais específicas para penalizar conteúdos que incitassem ações ilegais iminentes ou assédio", aponta o relatório.

Portal Picuí Hoje com informações do Portal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário