![]() |
Evento consolidado como o maior da caprinocultura regional promove capacitação técnica, fortalecimento da agricultura familiar e movimentação econômica no território — Fotos: Divulgação. |
✅ Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
Com o objetivo de incentivar e valorizar a caprinocultura local, o encontro atraiu caprinocultores, técnicos, representantes institucionais e autoridades estaduais. A iniciativa fortaleceu o intercâmbio de experiências, a capacitação profissional e a geração de renda entre agricultores familiares.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), foram oferecidos cursos nas áreas de Casqueamento de Caprinos, Produção de Queijos Gourmet e Requeijão, além de Abate e Cortes Especiais de Ovinos e Caprinos. Também foi realizada uma mesa-redonda sobre o uso do algodão na alimentação de pequenos ruminantes, com participação de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e da Agência Xique Xique.
Diversas instituições marcaram presença com stands de atendimento ao público, incluindo Universidade Federal da Paraíba (UFPB), INSA, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Empreender, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), SEAFDS, Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), SENAR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Cooperar e sindicatos rurais. Entre os serviços ofertados, destacaram-se a comercialização de milho a preços acessíveis pela Conab, emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), acesso ao crédito fundiário, isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na conta de energia para agricultores, liberação de R$ 1 milhão em crédito rural pelo BNB e informações sobre programas habitacionais da CEF.
Houve ainda espaço para a comercialização de produtos da agricultura familiar em parceria com o SEBRAE. Foram expostos itens como queijos, feijão, doces, bolos, mel, frutas, hortaliças, legumes, artesanato e pratos típicos da culinária local.
Caprinocultores também apresentaram animais de diversas raças, todos manejados com assistência de veterinários, zootecnistas e estagiários da Agência Xique Xique.
O 6º ECTC contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os secretários de Estado Frei Anastácio e Rafael Lopes; Arimatéia França (SEDH); Áureo Guedes Neto (Empreender/PB); Renato Borba (BNB); os prefeitos Simone de Azevedo Santos (Damião), Ranieri Ferreira (Picuí) e Orlando Pereira (Nova Palmeira); os vice-prefeitos Lucildo Fernandes (Damião) e Patrício Dantas (Picuí); Cleide Araújo (FETAG); Cícero Gregório de Lacerda Legal (MDA/PB); o deputado estadual Chió (REDE); Alexandre Jerônimo (INCRA/PB); Anderson Maurício do Nascimento (CONAB) e Thiago Santos Chaves (CEF).
Portal Picuí Hoje com informações da Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário