![]() |
A jovem doadora estava internada na UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande, teve morte encefálica confirmada e a família autorizou a doação dos órgãos e tecidos — Foto: Reprodução. |
A doadora, uma jovem de 18 anos, estava internada desde sábado (3) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, sediado em Campina Grande, município localizado na região do Agreste paraibano. No domingo (4), sua morte encefálica foi confirmada e a família autorizou a doação dos órgãos e tecidos.
Como forma de homenagem, familiares, amigos e funcionários do hospital organizaram um corredor humano entre a UTI e o bloco cirúrgico, prestando tributo à doadora com aplausos emocionados.
Durante a cirurgia, o primeiro órgão captado foi o coração, imediatamente transportado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (PMPB) para o Hospital Metropolitano, onde a receptora, uma adolescente de 17 anos, aguardava o transplante. O fígado e o rim esquerdo foram destinados a pacientes paraibanos: um homem de 69 anos e um adolescente de 13 anos. Já o rim direito foi encaminhado a São Paulo, beneficiando uma jovem de 14 anos. As córneas foram enviadas ao Banco de Olhos, onde serão armazenadas, avaliadas e posteriormente transplantadas.
Ato de doação e impacto nos pacientes
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a missão da equipe em promover transformações de vida através da doação. "É importante ressaltar que o trabalho da nossa equipe é salvar vidas através das doações. Hoje, agradecemos a generosidade dessa família por este ato de coragem e compaixão, tirando seis pessoas da lista de espera. A decisão de doar é uma ação que salva vidas. Por isso, nossa equipe segue empenhada em promover a sensibilização sobre a importância da doação de órgãos. É fundamental que todos compreendam que a doação é um ato de amor que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas", pontuou.
De acordo com o setor de estatística da Central, 803 paraibanos ainda aguardam na lista de espera no estado, sendo seis para coração, 38 para fígado, 212 para rim, e 547 para córneas. De janeiro até agora, 37 transplantes foram realizados no estado paraibano.
Portal Picuí Hoje com informações da Suedna Lima/Polêmica Paraíba.


Nenhum comentário:
Postar um comentário