Picuiense Antonio de Pádua terá história e trajetória profissional contada em livro - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sexta-feira 04 2023

Picuiense Antonio de Pádua terá história e trajetória profissional contada em livro

Foto: Arquivo pessoal.

A história e trajetória profissional do jovem Antonio de Pádua Sobrinho, natural de Picuí, município localizado na região do Seridó da Paraíba, será contada em livro por meio do projeto “A história da memória – constituição de um acervo de fontes históricas com ex-alunos do Instituto Federal da Paraíba de Picuí, que serão relatadas em livro”. A equipe do projeto realizou entrevistas audiovisuais semiestruturadas com ex-estudantes do Campus que ingressaram (e se formaram) nos cursos superiores de Agroecologia, Integrado de Manutenção e Suporte em Informática e de Edificações e Subsequente de Mineração, em 2009.

No livro, Pádua, ou Sobrinho, como é popularmente conhecido, e os demais ex-estudantes dos cursos mencionados, participaram das entrevistas que estarão no livro e falaram de suas trajetórias de vida e da importância provocada pela passagem deles pelo IFPB em sua história individual; como percebem hoje sua relação enquanto ex-estudantes em uma escola que já deu importantes passos em sua consolidação e com os outros sujeitos dessa história; a concepção que possuem do que deve ser um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e mais especificamente, em uma região como a do Seridó e Curimataú.

O projeto se embasou nos procedimentos próprios à História Oral dando voz àqueles e àquelas que foram os primeiros estudantes da Instituição e buscou saber dos impactos que aquela passagem trouxe à vida de cada um, procurando ouvir como a memória reconstrói hoje a visão – a representação – que construíram de si e do Instituto quando estudantes. O livro está sendo diagramado e em breve será lançando e apresentando à toda a comunidade estudantil do Campus e sociedade picuiense.

Pádua ingressou no IFPB em 2009 no curso Técnico em Mineração, sabendo que era uma oportunidade única de mudar de vida. Dedicou-se aos estudos e pesquisa até alcançar o reconhecimento e crescimento profissional pelas muitas contribuições na área tornando-se um agente de divulgação da atividade de mineração na região do Seridó Paraibano. Criou o blog Setor Mineral em Foco e percorreu a Paraíba e outros estados proferindo palestras e apresentado projetos sobre a atividade de mineração na região.

Por meio dos estudos, o picuiense conseguiu ocupar cargos relevantes na Educação do estado da Paraíba, lecionando em uma escola técnica estadual e trabalhando na sede da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, participando entre 2018 e 2019 do processo de planejamento e execução da Expansão das Escolas Técnicas no Estado desempenhando a função de coordenador pedagógico adjunto do Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba (PARAIBATEC), além de integrar a equipe que instituiu o programa “Primeira Chance", um dos programas mais inovadores da rede de ensino técnico do estado que articula as escolas técnicas com o setor produtivo local e regional e possibilita que os estudantes tenham sua primeira experiência profissional criado pelo atual governador João Azevedo (PSB).

Portal Picuí Hoje com Abnny Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário