AMEAÇA: Pescadores encontram mais um peixe-leão no litoral paraibano - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sexta-feira 07 2023

AMEAÇA: Pescadores encontram mais um peixe-leão no litoral paraibano

P
escadores da praia de Acaú, em Pitimbu, na região do Litoral Sul da Paraíba, encontraram mais um peixe-leão. O fato foi registrado nessa quinta-feira (6). A espécie é invasora e pode afetar a biodiversidade marinha, além de causar acidentes quando em contato com os banhistas.

O peixe, que é originário do Indo-Pacífico, foi introduzido acidentalmente no Caribe na década de 1980 e desde então tem se espalhado pelo Oceano Atlântico. A espécie representa uma ameaça para a fauna marinha local.

"A ausência de predadores naturais faz com que a espécie não seja considerada como alimento pelas espécies nativas que habitam os corais, favorecendo sua proliferação. Portanto, o peixe-leão possui uma dieta variada, uma elevada taxa reprodutiva e não possui predadores naturais, fatores que favorecem seu crescimento populacional na costa litorânea", explicou Leandro Silvestre, chefe da Divisão de Fauna da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA).

Além de afetar a biodiversidade local, o peixe pode causar acidentes quando em contato com os banhistas. Seu veneno pode causar dor, náusea e até convulsões.

Apesar dos registros, a SUDEMA esclarece que não há motivo para pânico.

Foto: PB Agora.
Portal Picuí Hoje com PB Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário