Buba participa de reunião para tratar da instalação do Porto de Águas Profundas de Mataraca - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 18 2021

Buba participa de reunião para tratar da instalação do Porto de Águas Profundas de Mataraca

Na manhã desta segunda-feira (18), 0 deputado estadual Buba Germano (PSB) esteve em Mamanguape, na região do Litoral Norte paraibano, onde na oportunidade participou de uma reunião para tratar da instalação do Porto de Águas Profundas de Mataraca.

O evento que aconteceu no auditório do Centro Cultural Fênix reuniu representantes da Federação da Associações de Municípios da Paraiba (FAMUP), Agência Nacional de Transportes Aquáticos (ANTAQ) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também estiveram presentes o consultor empresarial e ex-diretor do Complexo Industrial Portuário de Suape (Estado do Pernambuco) – Inaldo Campelo da Paz, além de várias autoridades políticas da região e do Estado.

Segundo o parlamentar, com a construção do Porto de Águas Profundas de Mataraca, até 30 mil empregos diretos serão gerados na região do Vale do Mamanguape e o projeto de construção do equipamento terá capacidade para receber até 8 navios de forma simultânea, em uma área de 2.120 metros de atracagem.

Ainda segundo Buba, a construção do equipamento não interferirá na Fauna Marinha e que a sua chegada não inviabilizará o Porto de Cabedelo.

O socialista ressaltou a importância econômica do Vale do Mamanguape para a Paraíba e destacou que o debate profundo sobre o assunto tem que ser travado por todas as lideranças políticas da região e não apenas por um ou dois prefeitos.

“É uma discussão de uma política de Estado. A política de portos de águas profundas tem que ser raciocinada como um importante papel para a economia do Estado da Paraíba e o Vale tem a sua importância. Os 12 municípios do Vale do Mamanguape representam 3% do PIB da Paraíba. E, estrategicamente, nós estamos muito bem localizados, no Estado da Paraíba. Portanto, é uma discussão mais profunda que o Vale carece, não só por um prefeito e sim de todas as lideranças políticas”, afirmou.

Ele afirmou ainda que não “vende ilusões” e na ocasião, lamentou que o projeto não esteja ainda, sequer, no plano plurianual do Governo do Estado e do Governo Federal. Para ele, esse é o primeiro passo para o projeto sair do papel.

“A preço de hoje o Porto de Águas não existe no PPA nem do Governo do Estado nem do Governo Federal. Então, essa é a nossa primeira tarefa como políticos: cobrarmos para os futuros governantes que coloquem nas suas plataformas de governo”, avaliou.
Marcílio Araújo/Portal Picuí Hoje com Assessoria e Napoleão Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário