Junto com o presidente da FAPESQ e o secretário de Ciência e Tecnologia, deputado Buba Germano recebe na Reserva ecológica um grupo de pesquisadores que integra o PRONEX - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 19 2021

Junto com o presidente da FAPESQ e o secretário de Ciência e Tecnologia, deputado Buba Germano recebe na Reserva ecológica um grupo de pesquisadores que integra o PRONEX

Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje com informações da Assessoria de Comunicação
Nesse último domingo (19), o deputado estadual Buba Germano (PSB) esteve recebendo na Reserva Ecológica Olho Dágua das Onças, sediada em Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, um grupo de pesquisadores de várias universidades nacionais e internacionais que integram o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), financiado Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB).

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

(Veja mais detalhes acerca da composição do programa ao final da matéria)

À convite do deputado, o presidente da FAPESQ, Roberto Germano, bem como o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Rubens Freire, se fizeram presentes para prestigiar a chegada dos pesquisadores que estarão participando de uma expedição cientifica na Reserva, onde na oportunidade, durante os próximos 15 dias, estarão coletando répteis presentes na fauna do Bioma Caatinga para estudos específicos, como adaptação às mudanças climáticas.

Também estiveram participando do encontro o diretor do Instituto Federal do Estado da Paraíba (IFPB) - Campus Picuí, dr. Luciano Pacelli e a coordenadora do curso de Agroecologia da instituição, dra. Jeane Martins, que aproveitaram a oportunidade para apresentar um projeto de educação ambiental ‒ financiado por meio de recursos provenientes de uma emenda parlamentar impositiva que foi destinada pelo deputado no valor de R$ 300 mil ‒ que será desenvolvido na região; o gerente regional da Quarta Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba (4ª GRE-PB), Maricleferson Gomes; a mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e membra da Reserva, dra. Maria Queiroz, além de alguns membros da Associação Trilhas na Caatinga de Picuí, os quais estarão acompanhando a expedição.

O encontro especial recebeu total cobertura da Rádio Cenecista 89.9 FM de Picuí, na pessoa do seu diretor-geral João Tavares, o qual durante toda semana estará veiculando entrevistas feitas com os representantes políticos e pesquisadores que estiveram presentes no encontro nas edições do "Jornal Cenecista" durante toda esta semana.

Para sabemos mais detalhes acerca do encontro, entramos em contato com o deputado Buba. Na oportunidade, o parlamentar garantiu que por meio da emenda que foi destinada pelo seu gabinete, estará garantindo mais desenvolvimento para as regiões do Curimataú e Seridó paraibano, ao passo em que estará contribuindo de forma significativa com a geração de oportunidades para diversos estudantes da rede estadual de ensino. "A ciência e os projetos de desenvolvimento sustentáveis estão ganhando cada vez mais força na nossa região", disse.
PRONEX

Programa de Apoio a Núcleos de Excelência tem como objetivo apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisas científica, tecnológica e de desenvolvimento, visando dar suporte financeiro à continuidade dos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado da Paraíba. O PRONEX é um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico. É classificado como Núcleo de Excelência um grupo de pesquisadores com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação, capaz de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em projetos de relevância para o desenvolvimento do país.

O grupo de pesquisadores à frente da expedição é composto por: Daniel Oliveira Mesquita - graduado em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Ecologia e doutor em Ecologia Animal pela Universidade de Brasília (UNB) e professor do curso de graduação em Biologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Guarino Rinaldi Colli - graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Ecologia pela UNB e doutor em Organismic Biology pela University of California, Los Angeles; Frederico Gustavo Rodrigues França - graduado em Biologia, mestre e doutor em Ecologia pela UNB e professor do curso de graduação em Ecologia da UFPB - Campus IV, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Ecologia da UFPB; Victor Hugo G. L. Cavalcante - graduado em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema Tropen/UFPI/DAAD, doutor em Ecologia pela UNB e professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Cecília Rodrigues Vieira - graduada em Biologia, mestre em Ecologia pela UNB e doutora em Biology – Insect Ecology na Utah University – Logan, UT; Paulo Eduardo Silva Bezerra -bacharel em Ciências Biológicas pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), mestre em Biodiversidade e Conservação pela UFPE e doutorando em Ecologia Animal pela UFRN; Tayná Barbosa Ferrari - graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e doutoranda em Ecologia pela UNB e, Gabriel David Moura Figueiredo - graduando em Ciências Biológicas pela UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário