Junto com Gervásio, Buba apresenta ao reitor do IFPB área rural que será doada por herdeiros de Fausto Germano à instituição - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner ______________________________________________________________test banner

21/07/2021

Junto com Gervásio, Buba apresenta ao reitor do IFPB área rural que será doada por herdeiros de Fausto Germano à instituição

Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje com colaboração de Valécia Estrela.
Nesta quarta-feira (21), o deputado estadual Buba Germano (PSB) esteve juntamente com o deputado federal Gervásio Maia (PSB) apresentando ao reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes, uma área rural localizada no município de Picuí, Seridó paraibano, que será doada à instituição federal.

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

Durante entrevista concedida à nossa reportagem, Buba explicou que a área, até então pertencente aos herdeiros do seu pai, o saudoso ex-combatente da II Guerra Mundial, Fausto Germano Costa, possui aproximadamente 15 hectares (150.000 m²) e afirmou que ela será doada com todo carinho para que a instituição federal possa implantar um centro de desenvolvimento regional de projetos de educação ambiental.

"Acabamos de destinar R$ 300 mil por meio de uma emenda impositiva de nossa autoria para o Campus do IFPB de Picuí. Um dos nossos principais compromissos é com a educação da nossa região, e, nada melhor do que poder contribuir sempre mais. Com o aval dos meus irmãos, estou fazendo a doação dessa propriedade rural  que faz parte da herança deixada pelo nosso pai, para que os alunos do IFPB possam dispor de uma área própria para realização de pesquisas e desenvolvimento de projetos ambientais", disse o parlamentar.

Já o reitor Nicácio Lopes, durante entrevista, falou acerca da instalação do centro, destacando a importância dos recursos que foram destinados 
à instituição por meio de emendas impositivas de autoria de Buba, bem como na possibilidade de investimentos dos recurso nas ações de pesquisa e de inovação.

"É com muita satisfação que nós mantivemos contato com o deputado Buba Germano, que destinou um aporte de recursos bastante considerável para ser aplicado no desenvolvimento de uma ação bastante relevante, que está inserida num escopo de uma ação mais abrangente, que é a futura instalação de um centro de desenvolvimento regional, que o IFPB daqui de Picuí pretende implementar no ponto de uma propriedade daqui dessa área que estaremos recebendo", disse.

"Esses recursos poderão também ser destinados para a concepção de um projeto que prevê o recrutamento de estudantes dos ensinos médio e superior, para fomentar suas participações em pesquisas", destacou.

"O IFPB está muito focado nessa perspectiva de fortalecimento das ações de pesquisa e de inovação. Precisamos e entendemos que precisamos mitigar as dificuldades, porque hoje as dificuldades orçamentárias são muito grandes e as pesquisas não tem recebido do poder público, em grosso modo falando, o devido tratamento. E cabe a nós, das instituições, buscarmos exatamente o estabelecimento de ações de institucionalidade desse processo. Investir nos operadores do conhecimento. Nos analistas, nos investigadores do conhecimento, porque são eles que operam na perspectiva do descortinamento dos saberes. Então é dever das instituições ter esse olhar valorativo para a Ciência, para a pesquisa", disse.

Após conhecerem a área, os parlamentares seguiram juntamente com os representantes da instituição para a Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, onde na oportunidade se reuniram com os cientistas da expedição do PRONEX e trataram assuntos acerca da importância de alinhar todas ações que estão sendo executadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para agenda 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário