"É através da educação que nós podemos fazer transformações no mundo", diz deputado Buba Germano ao comemorar desempenho dos alunos da rede estadual de ensino na Olimpíada Nacional de Ciências - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quarta-feira 03 2021

"É através da educação que nós podemos fazer transformações no mundo", diz deputado Buba Germano ao comemorar desempenho dos alunos da rede estadual de ensino na Olimpíada Nacional de Ciências

Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje com Ascom

O deputado estadual Buba Germano (PSB) comemora o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), edição 2020.

A olimpíada tem o objetivo de incentivar a prática científica nas escolas e fortalecer o projeto de vida dos estudantes, estimulando o interesse pelo estudo das ciências naturais.

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

Na Paraíba, estudantes da rede estadual de ensino se destacaram foram destaque. O resultado final da olimpíada foi divulgado no último dia 25 de fevereiro e 162 estudantes foram premiados, sendo: 11 com medalhas de ouro; 20 com medalhas de prata; 27 com medalhas de bronze e 104 receberam menção honrosa.

Presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Buba Germano disse, durante entrevista concedida à nossa reportagem na tarde desta quarta-feira (03), que vê o resultado com muita felicidade e otimismo.

"Eu vejo esse resultado com muita felicidade e otimismo porque eu compreendo que é através da educação que nós podemos fazer transformações no mundo" ‒ disse o parlamentar.

Mesmo estando há 1 ano participando das aulas de forma remota, os alunos paraibanos conquistaram um desempenho excelente. Questionado acerca disso, o socialista enalteceu o comprometimento dos professores, de todos os profissionais que fazem a educação e o comprometimento do Governo da paraíba com a educação do Estado.

"Vejo tudo isso com muito otimismo. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas com o ensino à distância, de forma remota, a Paraíba mais uma vez se destaca. Portanto, eu quero parabenizar a todos os alunos premiados, os nossos professores, todos os profissionais que fazem a educação na rede estadual de ensino da Paraíba e, em especial, o comprometimento do governo da Paraíba para com a educação do nosso estado. Qualquer que seja a olimpíada, seja ela de língua portuguesa, de matemática e em especial essa de ciências, a nível nacional, demonstra claramente o grau de responsabilidade com que a Paraíba trata esse tema da educação‒ finalizou.
A realização de provas da olimpíada aconteceu em duas fases, com provas realizadas em formato digital em 2020, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para conter o avanço da Covid-19. A primeira fase constituída de 20 questões objetivas dentro das áreas de conhecimento de astronomia, biologia, física, história e química, organizadas em níveis de acordo com a série dos alunos participantes.

A segunda fase aconteceu em janeiro de 2021 com todos os alunos que atingiram o número mínimo de acertos estipulado pela comissão da ONC. A prova era constituída de 15 questões teóricas/práticas nas quais os alunos deveriam, dentro de um tempo estipulado, transpor seus conhecimentos e dar solução as situações problemas e questionamentos.

Participaram estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; 1ª, 2ª, e 3ª série do ensino médio, também estudantes da 4ª série do ensino técnico e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dentre as escolas premiadas nas 14ª Gerência Regional de Ensino se destacam: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Abílio Pegado, no município de Diamante, com três medalhas de ouro; Escola Cidadã Integral Humberto Lucena, no município de Cacimba de Dentro, com três medalhas de prata e nove menções honrosas; Escola Cidadã Integral Antônio Avelino de Almeida, no município de Olho D’Agua, com três medalhas de prata e Escola Cidadã Integral Mestre Julio Sarmento, no município de Sousa, com 3 medalhas de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário