Governador João Azevedo atende pedido do Coronel Galvão e o exonera do comando do 9º BPM - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 02 2020

Governador João Azevedo atende pedido do Coronel Galvão e o exonera do comando do 9º BPM

Por meio do Ato Governamental nº 1.681, publicado na edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba desta última quarta-feira (01), o Governador João Azevedo, a pedido do Coronel Afonso Antônio Galvão, o exonerou do cargo de comandante do Nono Batalhão de Polícia militar da Paraíba (9º BPM), sediado em Cuité, município localizado na região do Curimataú paraibano.

Em 05 de fevereiro de 2011, ainda no posto de major, Galvão assumiu o comando do 9º BPM com o objetivo de estancar o avanço da criminalidade na região polarizada pelos município de Cuité e Picuí, no Seridó, bem como estruturar o Batalhão da Polícia Militar recém-instalado.

Sempre muito dinâmico e articulador, conseguiu, com o apoio do Comando Geral da PM (Coronel Euller), significantes avanços e já no primeiro ano conseguiu reduzir os índices criminais em toda região, fato este amplamente percebido e aplaudido pela população.

Usando sempre da filosofia de polícia solidária, aproximou a PM das demais instituições e principalmente dos cidadãos, conseguindo criar uma relação de confiança mútua polícia/sociedade durante os nove anos e três meses que esteve à frente do comando.

O livre acesso ao Coronel Euller facilitou a conquista de grandes sonhos que melhoraram a atuação da PM na região, a exemplo da ampliação da estrutura operacional do Batalhão em Cuité (efetivo, armas, equipamentos, viaturas, etc), criação da 1ª Companhia do 9º BPM, a qual fica sediada em Picuí, criação do Pelotão de Barra de Santa Rosa, estruturação de todos os destacamentos das demais cidades e ainda duas patrulhas rurais.

Galvão fez lembrar que ao assumir a unidade em 2011 ficou estarrecido com a precariedade encontrada, onde, por exemplo, dispunha apenas de cinco viaturas para realizar o policiamento em 12 municípios. Hoje são mais de 20 viaturas atuando na região com o efetivo triplicado e um poderio bélico compatível para o enfrentamento à violência.

Enalteceu com muita veemência o empenho e compromisso da tropa e disse que os militares do 9º BPM trabalham com amor, refletindo numa maior confiança por parte da população com imediato reflexo positivo na segurança e sensação de segurança. “Temos uma tropa muito especial que não mede esforços na defesa da sociedade, mesmo com o risco da própria vida”, assim pontuou.
Reconhecendo todo o trabalho desempenhado durante nove anos e três meses, representando a PMPB, além do recebimento de vários prêmios do Programa do Governo do Estado/Paraíba Unida Pela Paz (PPUPP), Galvão recebeu diversas honrarias, a exemplo dos títulos de cidadania concedidos pelas Câmaras Municipais de Picuí, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Damião, Baraúna, Pedra Lavrada e Cubati, Medalhas Osvaldo Venâncio e Moção de Aplausos concedidas pela Câmara Municipal de Cuité, Honra ao Mérito concedida pela Câmara Municipal de Picuí, Moção de aplausos concedida pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, sendo esta através de requerimento do deputado estadual Buba Germano. Além dessas, ainda recebeu títulos de reconhecimento concedidos pela Maçonaria e Regional de Educação.

Galvão agradeceu a toda população da região e as instituições parceiras, a exemplo da Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, Imprensa, Secretaria de Administração Penitenciária, Regionais de Saúde e Educação, Prefeituras, Câmaras Municipais, Hospital Regional de Picuí, Conselhos Tutelares, Maçonaria, etc e diz ser muito grato pelo amplo e consistente ciclo de amigos construído em toda região.

Atos do governador:
Agradeceu a confiança do Governador João Azevedo, Secretário de Segurança, Dr. Jean Nunes e do Coronel Euller Chaves, Comandante geral da PM. Assume o comando do 9º BPM o Tenente Coronel Josiel Brandão de Melo, onde, segundo informações repassadas por Galvão, detém uma capacidade operativa excelente. Antes Brandão exercia a função de Subcomandante do 4º BPM, sediado no município de Guarabira.

Por último revelou que, após o gozo de férias, poderá assumir novos desafios junto a Briosa Polícia Militar do Estado da Paraíba e que seguindo orientação do Ministério da Saúde não fará solenidade externa para passagem de comando, evitando assim a aglomeração de pessoas em virtude do coronavírus.

Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário