EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ: 1904-2016 (POR UDENILSON SILVA SILVEIRA) - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 07 2016

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE PICUÍ: 1904-2016 (POR UDENILSON SILVA SILVEIRA)



Passamos alguns anos comemorando como data de Emancipação Política do nosso Município o dia 18 de março, finalmente depois de vários estudos, discursos e o encontro das fontes escritas conseguimos refazer a sequência dos acontecimentos e findar as controvérsias históricas, sendo assim, comemoraremos o próximo dia 9 de março. 
Vejamos o que aconteceu... 

As datas 9 de março de 1904 e 18 de março de 1924 de fato existiram na história Picuiense e por falta de fontes escritas sempre aconteceu esta confusão. 

A jornalista e advogada Fabiana Agra nos últimos anos  abordava o assunto e defendia como data correta o dia 9 de março. No entanto, faltavam as provas escritas que provassem tal tese.

Em meados de fevereiro de 2014, fiz uma longa e minuciosa  pesquisa nos sites da http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx e da http://www.cchla.ufpb.br/jornaisefolhetins/ para tentar encontrar algum Periódico Oficial  do ano  de 1904. 

Para minha surpresa numa madrugada de insônia (kkkk), encontrei nestes sites toda a história Picuiense sobre este tema e foi possível, diante do encontrado, debater com Fabiana Agra,  historiadores, Câmara  e Prefeitura Municipal Picuí para chegar a um consenso e fechar a questão sobre a data correta. Ainda em 2014, em virtude do descobrimento  das fontes e da  proximidade da data do dia 9 de março, comemorou-se o 18 de março, o que aconteceu também em 2015. 

Depois da apresentação, explicação,  análise  e amadurecimento  no ano de 2015, chegou finalmente a reconstruir o entendimento histórico com aprovação e sanção da Lei  nº 1.606, de  19 de março de 2015 que corretamente fixou a data 9 de março para a realização das comemorações alusivas  à Emancipação Política do Município de Picuí.  E neste ano de 2016 comemoramos  112 anos. 

Amanhã apresentaremos as fontes encontradas e faremos a sequencia dos fatos Históricos do nosso Amado Picuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário