ANVISA amplia indicação da vacina contra HPV para prevenção de novos tipos de câncer - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

11.2.26

ANVISA amplia indicação da vacina contra HPV para prevenção de novos tipos de câncer

Imunizante passa a abranger cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço relacionados ao vírus.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou uma nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9. Com a decisão, o imunizante também poderá ser utilizado na prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço ligados ao HPV.

 Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp

Até então, a vacina era recomendada para prevenir câncer do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus, além de lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções persistentes provocadas pelo vírus.

A ampliação da indicação contempla crianças, homens e mulheres com idades entre 9 e 45 anos. A ANVISA orienta que a vacinação seja realizada antes do início da vida sexual, uma vez que o HPV é transmitido por relações sexuais.

"A nova indicação é fundamentada na prevenção da infecção persistente pelos tipos de HPV oncogênicos, reconhecidos como principais causadores desses cânceres, bem como na demonstração de resposta imunológica robusta contra esses tipos virais", destacou a agência.

Portal Picuí Hoje com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário