A ação da delegada Lídia Veloso impediu que dois suspeitos, vindos de São Paulo, enganassem um casal de idosos no bairro de Tambaú.
Dois homens foram presos em flagrante, na manhã desta terça-feira (7), após tentarem aplicar o chamado "golpe do presente de aniversário" contra um casal de idosos no bairro de Tambaú, em João Pessoa.
![]() |
| Foto: PCPB/Divulgação |
✅ Clique aqui e participe do Canal de Notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
De acordo com a delegada Lídia Veloso, da Polícia Civil da Paraíba (PCPB), o síndico do prédio onde ela mora recebeu uma mensagem via WhatsApp informando que seria contemplado com um presente. Já ciente da prática criminosa, a delegada se passou pela esposa da vítima e participou da suposta negociação.
Durante a tentativa do golpe, os suspeitos exigiam o pagamento de uma taxa de entrega para liberar o presente, aceitando apenas o pagamento no cartão de crédito — método utilizado para copiar os dados das vítimas. Nesse momento, policiais civis realizaram a prisão em flagrante dos envolvidos.
Os detidos, sendo um maior e um menor de idade, são naturais do estado de São Paulo e já estavam sendo monitorados pela PCPB, que apurava a participação deles em outros crimes semelhantes.
Entenda o golpe
O "golpe do presente" consiste em uma fraude na qual criminosos se passam por entregadores ou representantes de empresas, oferecendo presentes ou brindes em comemoração a aniversários.
Para que a vítima receba o suposto presente, os golpistas cobram uma taxa de entrega, geralmente paga por cartão, o que possibilita o acesso aos dados financeiros da pessoa. Esse tipo de crime pode ocorrer tanto presencialmente quanto de forma virtual, e costuma ser aplicado também em outras datas comemorativas.
Portal Picuí Hoje com informações do Portal Correio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário