Agricultor de 67 anos faleceu em sua residência, no sítio Tanquinhos, em Picuí.
O município de Picuí, localizado na região do Seridó da Paraíba, perdeu, nesta quinta-feira (25), uma de suas personalidades mais queridas. Faleceu em sua residência, no sítio Tanquinhos, na zona rural picuiense, o agricultor Manuel Severino dos Santos, conhecido carinhosamente como "Mané Gavião", aos 67 anos, vítima de um infarto.
![]() |
Manuel Severino dos Santos — Foto: Redes sociais/Reprodução |
✅ Participe do canal de notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
Homem de vida simples e dedicada ao trabalho, ele deixou a esposa, quatro filhos e quatro netos. Ao longo de sua trajetória, construiu um legado de compromisso com a comunidade. Foi fundador da Associação Comunitária de Serra Baixa e atuou como pedreiro capacitador em cisternas de placas pelo Centro de Educação e Organização Popular (CEOP). Além disso, destacou-se como agricultor experimentador, sendo referência na produção agroecológica e na convivência com o semiárido.
De espírito alegre e cercado de amizades, Mané Gavião tinha entre as paixões tocar violão e cantar com amigos. Também foi presença marcante no Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Igreja Matriz de São Sebastião, em Picuí.
O agricultor mantinha forte ligação familiar. Era tio do atual prefeito de Picuí, Ranieri Ferreira (PT), que manifestou pesar em suas redes sociais:
"Hoje me despeço com profundo pesar do meu tio, Manuel de Gavião, que nos deixou.
O meu tio com quem mais convivi, com quem tinha uma relação de muito amor. Tio Manuel foi muito mais que um familiar, foi um amigo leal, companheiro de tantas conversas e momentos de aprendizado. Sua simplicidade, alegria e coração generoso sempre estarão guardados em minha memória e em meu coração.
É uma dor imensa para toda nossa família, mas também a certeza de que sua vida foi marcada pelo bem, pelo respeito e pelo carinho que espalhou por onde passou.
Descansa em paz, tio Manuel. Sua lembrança será eterna, e seu exemplo continuará vivo entre nós", escreveu o gestor.
O falecimento de Mané Gavião deixa uma lacuna não apenas na família, mas também na vida comunitária de Picuí, onde será sempre lembrado pelo espírito de solidariedade, alegria e dedicação ao próximo.
O Portal Picuí Hoje expressa seus mais sinceros sentimentos de solidariedade e condolências aos familiares, amigos e todos que partilham da dor desta perda irreparável.
Velório e sepultamento
O velório do corpo Mané Gavião será realizado nesta sexta-feira (26), na residência dos familiares, situada no sítio Tanquinhos, zona rural de Picuí. No mesmo local ocorrerá a cerimônia de despedida. O cortejo fúnebre está previsto para sair às 16h00 em direção ao Cemitério Público Campo Santo, sediado no bairro São José, onde será realizado o sepultamento.
Matéria atualizada em 26/09/2025, às 8h55.
Portal Picuí Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário