Boletim da SES-PB também confirma três mortes pela doença e redução de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2024
A Paraíba contabilizou 5.316 casos prováveis de dengue até o dia 4 de agosto de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) nesta quarta-feira (6). O levantamento também confirma três mortes em decorrência da doença, sendo duas na capital João Pessoa e uma em São Domingos do Cariri, município localizado na região do Cariri paraibano.
![]() |
Mosquisto Aedes aegypti, transmissor da dengue — Foto: MS/Divulgação |
✅ Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
O relatório aponta ainda dois óbitos por chikungunya, registrados nos municípios de Campina Grande, na região do Agreste, e Prata, também no Cariri.
Entre janeiro e a primeira semana de agosto deste ano, o total de notificações de arboviroses no estado chegou a 6.461. Desse número, 5.316 referem-se à dengue, 476 à chikungunya, 17 à zika e 652 ao vírus oropouche. Entre os casos de oropouche, estão incluídas quatro gestantes e 11 puérperas, que estão sob acompanhamento médico.
De acordo com a SES-PB, houve uma redução de 54,46% nos casos prováveis de dengue na comparação com o mesmo período do ano anterior. As ocorrências de chikungunya apresentaram queda de 66,36%, enquanto os registros de zika diminuíram 77,92%.
A técnica responsável pela vigilância das arboviroses na Paraíba, Carla Jaciara, reforçou a importância da prevenção no combate ao mosquito transmissor.
"Todos nós devemos ter a consciência de que o trabalho de prevenção dessas doenças começa em casa e cada um deve fazer a sua parte para que todo mundo saia ganhando. Por isso é tão importante eliminar, de forma adequada e correta, os focos que acumulam água, a exemplo de garrafas, tampas, cascas de ovo, folhas, jarros e ficar atentos às datas da coleta de lixo", alertou.
Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário