![]() |
Equipes de imunização dos municípios e das regiões de saúde já estão sendo instruídas para seguir a nova orientação em todo o estado — Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução. |
A nova estratégia substitui a vacina meningocócica C anteriormente utilizada no reforço, ampliando a cobertura imunológica dos pequenos. O esquema vacinal, a partir da mudança, será composto por duas doses da meningocócica C (conjugada), administradas aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço com a ACWY aos 12 meses.
A atualização segue diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) com foco no enfrentamento das meningites até o ano de 2030, buscando reduzir os casos graves e hospitalizações decorrentes da doença.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara Fernandes, a mudança representa um avanço importante no calendário vacinal infantil.
"A introdução da vacina ACWY como reforço amplia a proteção das nossas crianças contra quatro tipos de meningococo, enquanto anteriormente estávamos protegendo apenas contra o sorogrupo C. Essa ampliação traz uma resposta mais abrangente e eficaz diante dos perfis epidemiológicos da meningite no Brasil", explicou.
A SES-PB esclarece ainda que crianças que já completaram o esquema vacinal com a meningocócica C, incluindo o reforço, continuam consideradas protegidas e não precisam de nova aplicação. Já aquelas que perderam o reforço aos 12 meses poderão receber a dose da ACWY até completarem quatro anos, 11 meses e 29 dias.
As equipes de imunização dos municípios e das regiões de saúde já estão sendo instruídas para seguir a nova orientação em todo o estado.
Portal Picuí Hoje com informações da Secretaria de Comunicação da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário