Meteorologista prevê que temperaturas neste inverno podem chegar a 16º C no Brejo e 17ºC no Sertão - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 10 2023

Meteorologista prevê que temperaturas neste inverno podem chegar a 16º C no Brejo e 17ºC no Sertão


Se você está sentindo mais frio neste começo de inverno na Paraíba do que em anos anteriores, saiba que esse frio deve aumentar antes da chegada da próxima estação. É o que diz Flaviano Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), onde destacou que nos municípios de maior altitude devem ser registradas as menores temperaturas. Na região do Brejo paraibano, por exemplo, a expectativa é que as sensações térmicas estejam mais baixas principalmente em dias de ventos intensos. Nesta região, para esse invesrno, a previsão é de uma máxima de 24ºC e mínima de 16ºC.

Para o meteorologista, somente no final de agosto, a expectativa é que as temperaturas voltem à normalidade e as chuvas diminuam. O profissional do INMET lembra que a sensação térmica vai depender muito da região. "Em um dia chuvoso, se o vento tiver mais forte pode haver uma diminuição de 2 a 3ºC no corpo da pessoa. Assim, se a temperatura mínima estiver 21ºC, um vento muito forte pode provocar uma sensação de dois graus a menos. A mesma coisa ocorre na temperatura máxima durante uma insolação, onde pode-se sentir uma temperatura maior. A sensação térmica muda muito com relação ao que está acontecendo", comentou.

Ainda segundo Flaviano Fernandes, esse período com temperaturas mais baixas corresponde aos meses de junho e julho. "O inverno vai até o dia 21 de setembro, então já no final de agosto para o início de setembro, as temperaturas podem tanto voltar à normalidade como chegar acima disso. A nebulosidade vai diminuir e vai ter um pouco mais de incidência de radiação solar"”, afirmou o meteorologista ao destacar ainda que neste inverno, estas temperaturas variam bastante: no Sertão, por exemplo, as máximas podem ficar em torno de 35ºC a 36ºC; no Litoral de 28ºC a 29ºC (podendo atingir ainda 30ºC nessa época). A região do Agreste, por sua vez, pode ter uma máxima em torno de 28ºC. Já as temperaturas mínimas podem ser registradas da seguinte forma: cerca de 18ºC a 19ºC no Agreste; em torno de 22ºC, no Litoral.

Todavia, no Sertão paraibano, o profissional explica que há uma situação diferenciada, pois as temperaturas máximas são altas, mas a mínima pode alcançar 17ºC, em áreas mais altas e em torno de 19ºC a 20ºC, em outros municípios. O meteorologista destacou ainda que as temperaturas identificadas durante o inverno 2023 serão diferentes dos padrões registrados no ano passado.

Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press.
Portal Picuí Hoje com PB Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário