Dalai Lama pede que criança "chupasse" sua língua; após repercussão negativa, líder pede desculpas - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

segunda-feira 10 2023

Dalai Lama pede que criança "chupasse" sua língua; após repercussão negativa, líder pede desculpas


Em evento no Norte da Índia, o líder espiritual e chefe de estado do Tibete, Dalai Lama, de 87 anos, surgiu em público e inesperadamente beijou uma criança na boca. No mesmo momento, também solicitou que o menino chupasse a sua língua. O momento foi registrado e o vídeo viralizou na internet.

As desculpas

Com enxurrada de críticas, Dalai Lama buscou se desculpar após o ocorrido. Nesta segunda-feira (10), a equipe do líder espiritual compartilhou um comunicado. Nele, Dalai Lama "deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado".

Mesmo após lamentar o ocorrido, a equipe do chefe de estado do Tibete justifica que "sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras" - apesar de não conhecer o menino.

O momento

Apesar do recente pedido de desculpas, o evento ocorreu em fevereiro deste ano, na cidade de Dharamshala, nas encostas dos Himalaias. Dalai Lama contava com o patrocínio da M3M Foundation, braço filantrópico da imobiliária indiana M3M Group, com sede na cidade em que a conferência ocorreu. Dharamshala também é a cidade em que Dalai Lama vive em exílio.

Em vídeo, podemos ver um menino se aproximando de Dalai Lama e perguntando se ele poderia lhe dar um abraço. O líder espiritual concorda e convida a criança para subir ao palco. Quando os dois se aproximam, Dalai Lama aponta para sua bochecha e diz: "Primeiro aqui", em referência a um beijo.

Em seguida, aponta para seus lábios. "Então acho que, finalmente, aqui também", diz o líder espiritual ao puxar o garoto pelo queixo e dar-lhe um beijo na boca. A situação desagradável piora quando o senhor de 87 anos completa: "E chupe minha língua também", colocando a língua para fora. O menino se aproxima, mas não obedece.

Outras polêmicas

Em 2019, em entrevista para a BBC, o líder espiritual falou sobre a possibilidade de uma figura feminina sucedê-lo. Para ele, uma mulher poderia se tornar Dalai Lama apenas se fosse "mais atraente".

Em 2022, o chefe de estado do Tibete falou sobre o fato da Europa permanecer nas mãos dos europeus ao comentar sobre o aumento do número de refugiados africanos no continente. "Toda a Europa irá eventualmente se tornar um país muçulmano? Impossível. Ou país africano? Também impossível", disse, na época.

Reprodução/Twitter / Bons Fluidos
Portal Picuí Hoje com Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário