Padaria troca nome de bolo "Nega Maluca" para "Afrodescendente" - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 17 2022

Padaria troca nome de bolo "Nega Maluca" para "Afrodescendente"

Nesta quarta-feira (16), a Padaria Aveiro, situada na Zona Sul de São Paulo, comunicou a mudança de nome do bolo "Nega Maluca" para "Afrodescendente". De acordo com publicação divulgada nas redes sociais, em agosto do ano passado, o estabelecimento recebeu um ofício do Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, da Associação dos Industriais e do Instituto de Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria. No documento, a instituição pedia para “se atentar aos novos comportamentos sociais”.

“Nomes tradicionais antes vistos com simpatia não são mais aceitos e podem gerar constrangimento e acusações de crime racial, machismo, preconceito. Recomendamos a nossos associados a tomarem cuidado com nomes de produtos que podem ser mal interpretados”, disse o sindicato em comunicado à Aveiro, que informou, em suas redes sociais, ser um lugar democrático, sem espaço para racismo.

O comunicado citava outros nomes tradicionais de doces como "Teta de Nega", "Língua de Sogra" e "Maria Mole". A padaria informou que os produtos seriam chamados, então, de Nhá Benta, Pão Doce Mole e Sorvete Mole, respectivamente. O antigo bolo Nega Maluca também mudou de nome e agora é batizado de Bolo Afrodescendente, o que ganhou as redes sociais.

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, fez um post nas redes sociais com a foto do doce no intuito de ironizar o assunto.

“Querem criminalizar bolos. Isso precisa acabar – escreveu em primeiro post -Temos uma relação de afeto com esses doces. Fazem parte das nossas vidas. Basta de tanto mimimi. Ninguém aguenta mais”, completou o presidente.

Marcílio Araújo/Portal Picuí Hoje com Agora RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário