Novo Decreto suspende ponto facultativo durante o carnaval da Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quarta-feira 16 2022

Novo Decreto suspende ponto facultativo durante o carnaval da Paraíba

Além de suspender o "feriado", durante o carnaval 2022, o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), também determina a exigência de comprovante de vacinação.
O novo Decreto do Estado, publicado nesta quarta-feira (16), suspende o ponto facultativo durante o Carnaval na Paraíba. A suspensão do ponto facultativo no carnaval foi um pedido do Ministério Público ao Governo do Estado, devido ao elevado índice da covid-19, acatado pelo governador João Azevedo (Cidadania).

Além de suspender o "feriado", durante o carnaval 2022, o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), também determina a exigência de comprovante de vacinação contra a covid-19 em escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. As novas medidas valem até 6 de março.

De acordo com o decreto, nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, período carnavalesco, não haverá ponto facultativo. As repartições públicas devem funcionar normalmente, seguindo regras de prevenção contra a covid-19. A recomendação é que todos os municípios paraibanos sigam a suspensão do ponto facultativo.

Com o novo decreto, assinado pelo governador João Azevedo, as escolas das redes públicas e privadas devem exigir no ato da matrícula o cartão de vacinação de estudantes com idades já atendidas pela campanha de vacinação contra a covid-19. A falta do comprovação de vacinação, no entanto, não impossibilita a matrícula do estudante, mas a situação deve ser regularizada em até 30 dias.

O expediente presencial nas repartições públicas estaduais também permanece suspenso, mas os gestores municipais podem definir a modalidade de trabalho (presencial ou home office) a depender do cargo ocupado e seguindo os protocolos sanitários no trabalho presencial.

O novo decreto também mantém as regras do decreto em vigência desde o dia 31 de janeiro. Portanto, a capacidade de ocupação em shows, lanchonetes e bares, missas e cultos, permanece a mesma.

A capacidade máxima de ocupação em bares e restaurantes permanece em 60%, sem limite de horário de funcionamento. Os bares e restaurantes que funcionam no interior de shoppings centers e centros comerciais somente poderão funcionar com ocupação de 60% da capacidade do local, devendo exigir a apresentação do comprovante de vacinação antes de efetuar a venda de qualquer produto.

As missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais também poderão ocorrer com ocupação de 80% da capacidade do local durante o mês de janeiro.

Os servidores que já tomaram a segunda dose ou dose única da vacina poderão ser convocados para retornar ao trabalho presencial, a critério dos secretários e gestores dos órgãos estaduais, devendo apresentar seus comprovantes de vacinação ao chefe imediato ou pessoa por ele indicada.

Já os shows poderão ser realizados com ocupação de até 50% da capacidade do local, observando todos os protocolos sanitários.

Nos eventos sociais na modalidade shows a serem realizados no estado deverá ser exigido dos frequentadores a apresentação de cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo e apresentação de teste de antígeno negativo para covid-19, realizado em até 72 horas antes do evento.

Também está permitido o funcionamento de cinemas, teatros e circos, com 60% da capacidade e a realização de eventos sociais e corporativos, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas secretarias municipais de Saúde.

Os eventos esportivos realizados em arenas e estádios estão autorizados, com limite máximo de público de até 50% da capacidade do local, e com limitação máxima de cinco mil pessoas, distribuído em pelo menos 4 setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva, estando as pessoas devidamente vacinadas e portando seus comprovantes (carteira de vacinação em papel ou digital), nos quais constem a certificação do esquema vacinal completo (primeira e segunda doses). O uso de máscara, assim como, os demais protocolos sanitários, seguem obrigatório em todos os ambientes.

Marcílio Araújo/Portal Picuí Hoje com PB Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário