Projeto de Educação Ambiental reúne autoridades estaduais e instituições de ensino em seminário de abertura na Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sexta-feira 28 2022

Projeto de Educação Ambiental reúne autoridades estaduais e instituições de ensino em seminário de abertura na Paraíba

Nessa quinta-feira (27) em Picuí, representantes do Estado e das instituições de ensino estiveram presentes no seminário de abertura do projeto Educação Ambiental, que irá desenvolver pesquisas e ações socioambientais nas regiões do Seridó e Curimataú Paraibano.

O Projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, com recursos oriundos de emenda impositiva do deputado estadual Buba Germano (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Sua execução ocorrerá através da coordenação do Curso de Agroecologia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Picuí, em parceria com universidades e agentes públicos, no qual serão realizados trabalhos de campo que abrangerão a 4ª Região Geoadministrativa, como também expedições e atividades socioambientais na Unidade de Conservação Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, situada na zona rural do município de Picuí.
O projeto tem como principal objetivo realizar em 2022 um levantamento da composição florística e faunística predominantes no Seridó e Curimataú, dentro de um programa de Educação Ambiental com ênfase na 4ª Região Geodministrativa da Paraíba, visando o conhecimento e a preservação do Bioma Caatinga em contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda Global-2030. O planejamento desta ação visa a mobilização e capacitação de agentes sociais, por meio de uma equipe multidisciplinar, para promover o desenvolvimento sustentável por meio de práticas socioeducativas e difusão do conhecimento científico e ambiental.
Durante o seminário de apresentação, o presidente da Fapesq, Roberto Germano e a coordenadora do projeto, Jeane Martins, assinaram o termo de outorga que viabilizará a execução da pesquisa. Na oportunidade, a diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Mônica Tejo e o chefe de gabinete da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Luciano Albino, assinaram como testemunhas a formalização do projeto.

Também compuseram a mesa da solenidade o coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Márcio Chaves; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Rubens Freire; a pesquisadora e articuladora do projeto de Territorialização dos ODS nos municípios pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Inalda Beder e o coordenador de pesquisa do INSA, Emmanuel Moreira.

Estiveram presentes no evento o professor e gerente regional de Educação da 4ª Região, Maricléferson Gomes; o presidente da Associação Trilhas na Caatinga, Udenilson Oliveira, o prefeito do município de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno (DEM); a prefeita do município de Sossêgo, Neide Oliveira  (Cidadania), como também parceiros do projeto, secretários municiais da Educação, do turismo representando os 12 municípios da região.
Portal Picuí Hoje com informações da Assessoria do Projeto Educação Ambiental.
Imagens: Reprodução/Valécia Estrela.

Um comentário:

  1. Bem, quero aqui expressar a minha satisfação sobre o projeto Educação Ambiental que reuniu autoridades. Att: Ednardi Soares aluno de agroecologia

    ResponderExcluir