Deputado Buba Germano recebe pesquisadores do PRONEX no Litoral Norte da Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

domingo 01 2021

Deputado Buba Germano recebe pesquisadores do PRONEX no Litoral Norte da Paraíba

Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje com informações do Blog Chico Soares
Nesse último sábado (31), o deputado estadual Buba Germano (PSB) esteve em Barra do Mamanguape, Distrito de Rio Tinto, município localizado na região do Litoral Norte paraibano, onde na oportunidade esteve recebendo um grupo de pesquisadores de várias universidades nacionais e internacionais que integram o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), financiado Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o parlamentar acompanhou os pesquisadores que estão iniciando estudos sobre as interferências das mudanças climáticas na fauna e flora do país, momento oportuno no qual fez questão de reafirmar o apoio do Governo do Estado aos estudos científicos.
“Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, vim acompanhar de perto a chegada dos pesquisadores, pois estamos recebendo as maiores autoridades de ecologia, que iniciam um projeto de excelência, financiado pela Fapesq do Governo do Estado e CNPQ. São cientistas doutores que vieram da Califórnia, nos Estados Unidos, da UNB, da UFRN e professoras do campus de Rio Tinto da UFPB. A importância desse trabalhado para a preservação do bioma brasileiro é essencial para nossa sociedade” ‒ explicou.

Segundo Buba, o grupo formado por nove pesquisadores farão o estudo sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo mundo e como elas influenciam na transformação das espécies por conta do clima.

“O governo da Paraíba vem caminhando com um projeto de lei sobre o marco legal da ciência e tecnologia, com regras de ampliação e criação de fundos para investimentos científicos e tecnológicos. Tem gente que não dá muita importância para a ciência e tecnologia, mas quem está solucionando os problemas da pandemia são os cientistas. Nenhum país do mundo cresceu se não fosse pela ciência e tecnologia, não podemos subestimar a capacidade e inteligência das nossas universidades e instituições de pesquisas, precisamos investir maciçamente” ‒ ressaltou.

O parlamentar lembra que, infelizmente, o país vive tempo difíceis com uma desarticulação do Governo Federal com todas as políticas ambientais, com desmatamentos e queimadas na Amazônia e Pantanal, além das enchentes na região Sul do Brasil.

MAIS SOBRE O PRONEX

Tendo como objetivo apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisas científica, tecnológica e de desenvolvimento, o PRONEX é um um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e visa dar suporte financeiro à continuidade dos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado da Paraíba.

É classificado como Núcleo de Excelência um grupo de pesquisadores com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação, capaz de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em projetos de relevância para o desenvolvimento do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário