Em Picuí: Quadrilha Junina Fogo no Rabo lançará documentário de 30 anos de fundação - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner ______________________________________________________________test banner

4.6.21

Em Picuí: Quadrilha Junina Fogo no Rabo lançará documentário de 30 anos de fundação

Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje
Neste ano de 2021, a Quadrilha Junina Fogo no Rabo estará completando 30 anos de sua fundação e, para comemorar este marco tão importante na vida de todos os componentes que fazem parte desta incrível história, estará lançando o "Documentário Fogo no Rabo - 30 anos".

A história da Quadrilha Junina Fogo no Rabo

Fundada no ano de 1991, no bairro Monte Santo, em Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, diga-se de passagem por uma das mais queridas e humildes moradoras da comunidade, Francisca Maria da Silva Barros, carinhosamente conhecida como "Francisca Agente de Saúde" (fotos), a Quadrilha Junina Fogo no Rabo ainda nos primeiros anos se tornou umas das principais atrações das festividades juninas da Terra da Carne de Sol e região.

Durante 14 anos, a quadrilha contou com a total dedicação de Francisca. Durante esse tempo, a funcionária pública municipal, hoje aposentada, por meio de um sonho próprio que tinha de fazer com que algumas pessoas da comunidade que viviam às margens da sociedade fossem inseridas no meio social, foi trabalhando em sua própria casa e com as próprias mãos, muitas das vezes com os poucos recursos que dispunha para confeccionar as vestimentas dos integrantes. Um outro local de apoio para os trabalhos desenvolvidos por Francisca e para a realização dos ensaios da quadrilha, foi a Sede da Associação de Moradores do Bairro Monte Santo, como mostra as imagens abaixo:
Após esse tempo, ela entregou as responsabilidades aos então componentes Anchieta Sharlys e Flailma Claine, os quais algum tempo depois passaram a contar com ajuda e colaboração de outras pessoas que contribuíram significativamente com a coordenação, à exemplo da saudosa professora Marivalda Cassimiro, Aglécio Silva, Ana Paula Ferreira e Hadilys Natiélyson.
Ao todo, foram 20 anos de atividades que marcaram história, nos quais as mais diversas participações em atividades juninas foram registradas com bastante brilho e aquele sucesso que somente o período junino e os componentes da Fogo no Rabo poderiam proporcionar ao público. Além disso, ao longo desse período, a quadrilha também participou de grandes festivas e concursos importantes, à exemplo do Forró Novos, e outros concursos que aconteciam anualmente nas cidades de Cruzeta, no Estado do Rio Grande do Norte, Campina Grande, no Estado da Paraíba, além de muitos outros lugares, chegando a conquistara diversos prêmios.

Acompanhe também o Portal Picuí Hoje no FacebookInstagram e no Youtube

Em recente entrevista concedida à nossa reportagem, o ex-coordenador e ex-noivo da quadrilha Hadilys Natiélyson, que está encabeçando e coordenando o documentário, revelou que o evento será transmitido ao vivo por meio de um dos maiores meios de comunicação voltados às quadrilhas juninas de todo o país: o portal Meu Mundo Junino. O evento também foi anunciado aos ex-integrantes por meio de uma live realizada no último dia 29 de maio.

"Com a ajuda e participação de ex-componentes da nossa quadrilha, estaremos lançando esse documentário. Prometemos à todos fortes emoções e garantimos que será um momento marcante, onde iremos juntos, de forma remota devido a pandemia, reviver as emoções que foram vividas ao longo dos 20 anos em que a quadrilha esteve em plena atividade" ‒ garantiu.

De acordo com Hadilys, o evento de lançamento acontecerá neste próximo dia 12 de junho, à partir das 19h e poderá ser assistido ao vivo por meio do canal Meu Mundo Junino no Youtube.
Assista abaixo o registro de uma das apresentações da quadrilha, no ao de 2001:

Nenhum comentário:

Postar um comentário