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sábado, 22 de agosto de 2020

Em Cuité: Associação São Vicente de Paulo beneficia população com distribuição de alimentos do PAA

A Associação São Vicente de Paulo, sediada em Cuité, município localizado na região do Curimataú paraibano, vem beneficiando a população do município com a distribuição de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

De acordo com a presidente da associação, "Lena de Bamba", como é popularmente conhecida, a ação que está beneficiando diversas famílias cuiteenses está sendo possível graças a um convênio no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) firmado junto ao Governo Federal para aquisição direta dos alimentos aos agricultores familiares do município.

Ainda de acordo com Lena, a ação continuará até a conclusão do referido convênio.
Entenda mais sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania.

A execução do programa pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.

O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O PAA foi instituído pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, no âmbito do Programa Fome Zero. Esta Lei foi alterada pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011 e regulamentada por diversos decretos, o que está em vigência é o Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012.

O programa é uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres.

Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje com informações do site oficial do Ministério da Cidadania.

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