ATENÇÃO PREFEITOS: PF faz operação que mira desvio de verbas da Covid-19 na PB - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ATENÇÃO PREFEITOS: PF faz operação que mira desvio de verbas da Covid-19 na PB

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou uma operação em Aroeiras, na Paraíba, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos relacionados à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Operação, denominada de Alquimia, cumpriu três mandados de busca e apreensão na residência do investigado – cuja identidade está sendo mantida sob sigilo, em uma empresa, e na prefeitura de Aroeiras/PB.

As ordens foram expedidas pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária em Campina Grande. A operação envolveu 20 policiais federais e 3 auditores da CGU (Controladoria-Geral da União).

De acordo com a PF, a investigação começou diante de indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação, com o pretexto de auxiliar na disseminação de informação e combate ao novo coronavírus.
A Polícia Federal afirmou que livros e cartilhas similares estão disponibilizadas gratuitamente na página do Ministério da Saúde na internet. Além disso, a CGU apontou que um dos livros foi adquirido pela prefeitura por cerca de 330% a mais que o valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento de R$ 48 mil.

Os investigados responderão por inexigibilidade indevida de licitação e peculato, além de outras condutas criminais correlatas.

As penas, somadas, podem chegar a 17 anos de prisão.

Imagens: Reprodução/Polícia Federal.
Portal Picuí Hoje com Conexão Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário