Segurança hídrica: João Azevêdo inspeciona obras da TransParaíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

sábado 04 2019

Segurança hídrica: João Azevêdo inspeciona obras da TransParaíba

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (3), no município de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, para inspecionar o andamento da 1ª etapa das obras do sistema adutor TransParaíba – Ramal Curimataú. Além de Boqueirão, serão beneficiados nesta fase os municípios de Boa Vista, Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúnas, Picuí e Frei Martinho. O valor total do investimento é de R$ 197,5 milhões.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do investimento para garantir a segurança hídrica da região e o esforço do Governo para assegurar água em quantidade e qualidade para todo o Estado. “A nossa meta é ter todas as cidades da Paraíba com segurança hídrica até 2022 e essa é uma adutora muito grande e estamos trabalhando para que ela passe a operar a cada etapa concluída e esperamos que o conjunto de estações elevatória e de tratamento e o poço de sucção estejam prontos em janeiro e a gente já comece a bombear água porque a adutora já chegou em Soledade e já tem frente depois da cidade. Com certeza, até o início do próximo ano, todo trecho até Soledade entrará em operação”, explicou.
Ele também ressaltou a importância de investimentos na área para assegurar o desenvolvimento das cidades paraibanas. “Uma região ou um município só se desenvolve se tiver logística de transporte resolvida e abastecimento d’água. Na Paraíba, resolvemos a logística de transporte, porque não tem nenhuma cidade no Estado que não tenha sua estrada asfaltada, e estamos trabalhando na parte de segurança hídrica, pois queremos dar essa garantia a todas as cidades nos próximos quatro anos de Governo”, garantiu. 

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, afirmou que a obra completa compreende dois ramais e atenderá toda a região do Curimataú. “Campina Grande, Boa Vista, Soledade e Cubati estão entre os municípios beneficiados e, com alguns ramais, atenderemos Cacimba de Dentro e Araruna, chegando até Picuí e Nova Floresta, então, toda a região que sofre com problema de água será beneficiada com a obra. Ainda este ano, aprovado o empréstimo junto ao Banco Mundial, vamos viabilizar o outro ramal da TransParaíba, que pegará água de Poções, em Monteiro, para atender as cidades do Cariri paraibano”, acrescentou.
 O presidente da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius, lembrou que mais de 65 km da adutora foram implantados e, a partir de segunda-feira (6), novos funcionários se integrarão à obra. “O Ramal Curimataú está na fase de concretagem e vimos in loco a pujança do investimento que terá confiabilidade e segurança para que o dinheiro público seja empregado da melhor forma possível”, comentou.

O sistema adutor Curimataú apresenta uma extensão de 186.152,73m e terá a capacidade de tratar 578,37 l/s de água e compreende uma estação elevatória de água bruta; uma estação de tratamento; sete estações elevatórias de água tratada; 18 reservatórios nos sistemas individuais; oito reservatórios apoiados (poços de sucção); um reservatório de lavagem de filtros; quatro apoiados e 14 elevados.
Portal Picuí Hoje com Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário