Conheça o histórico dos padres citados nos casos de exploração sexual na Arquidiocese da PB - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

terça-feira 22 2019

Conheça o histórico dos padres citados nos casos de exploração sexual na Arquidiocese da PB

Dos religiosos envolvidos, apenas um ainda celebra missas em João Pessoa.
Após a condenação da Justiça do Trabalho, para que a Arquidiocese da Paraíba pague uma indenização de R$ 12 milhões por casos de exploração sexual contra menores de idade, caso exibido pelo Fantástico no domingo (20), a TV Cabo Branco montou um histórico sobre a atuação dos padres e do arcebispo emérito envolvidos na situação.

Na reportagem veiculada pelo Fantátisco, foram apresentados relatos de pessoas que participaram das investigações do caso, entre eles um rapaz que foi assistente de missa e seminarista; uma mulher que escreveu uma carta para a Igreja informando que havia ouvido comentários que indicavam que algo errado estava ocorrendo; e as autoridades.

Dos religiosos envolvidos, quatro estão afastados no momento e apenas um ainda celebra missas, em João Pessoa.
Arquidiocese da Paraíba afirmou, por meio de nota divulgada que “o Procurador do Trabalho violou explicitamente o sigilo” ao conceder entrevista sobre a condenação. A Arquidiocese pontuou que vai adotar as medidas necessárias para a apurar as responsabilidades em relação ao desrespeito à lei e à ordem jurídica.

Veja o histórico dos religiosos

Monsenhor Jaelson Alves de Andrade — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Monsenhor Jaelson Alves de Andrade


Foi o padre responsável pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim 13 de maio, por mais de 10 anos. Nessa época, teria instituído uma regra que proibia meninas de atuarem como coroinhas. Ele também foi pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro da Capital, e responsável pela construção da igreja matriz da Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, no Jardim Cidade Universitária. Atualmente está afastado.
Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos

Foi responsável por dirigir a paróquia da Santíssima Trindade, no bairro Valentina Figueiredo, por muitos anos. Além disso, foi diretor do Centro Cultural São Francisco, no Centro, e do Instituto Dom Adauto, no bairro de Jaguaribe, também na capital paraibana. Atualmente está afastado.
Padre Severino Melo — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Padre Severino Melo

Atuou como padre em paróquias da Arquidiocese da Paraíba nos municípios do Conde e Mamanguape. Também foi candidato ao cargo de prefeito do Conde, em 2012, e durante a gestão do ex-governador Ricardo Coutinho foi assessor do gabinete do Governo do Estado. Atualmente, é chefe de gabinete da Prefeitura do Conde.

Por meio de nota, a Prefeitura do Conde informou que ele faz parte da equipe de gestão desde 2017, quando o Ministério Público estadual arquivou o processo conta o religioso. Ele está de licença na Bahia, para visitar o irmão, e, ao retornar, deve participar de uma reunião para discutir a situação dele.
Padre Rui da Silva Braga — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Padre Rui da Silva Braga
Foi pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, e responsável pelo setor de liturgia da diocese. Ele tem CD’s de música gravados e faz shows. Em 2018, se afastou para viver um “ano sabático”, no entanto retornou e no momento atua em uma paróquia no bairro Colinas do Sul.
Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Dom Aldo Pagotto

Em 2004, substituiu Dom Marcelo Pinto Cavalheira como arcebispo da Paraíba e passou 12 anos no cargo. Em 2016, em meio a denúncias de exploração sexual de menores na arquidiocese, renunciou à funçãoe informou que tomou a decisão por por motivos de saúde. Atualmente, é Arcebispo emérito da Paraíba e mora em Fortaleza, no Ceará, em uma casa da congregação da qual participa.

Por TV Cabo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário