Vinte anos de funcionamento: Hospital de Picuí realiza Missa em Ação de Graças e comemora construção de uma praça e uma capela - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quarta-feira 29 2018

Vinte anos de funcionamento: Hospital de Picuí realiza Missa em Ação de Graças e comemora construção de uma praça e uma capela

Após a Missa foi cantado os parabéns e servido bolo a todos os presentes.

A direção do Hospital Regional de Picuí, Seridó paraibano, realizou na tarde desta quarta-feira (29) uma Missa em ação de graças em comemoração a inauguração da reforma da unidade de saúde, bem como pelos seus 20 anos de funcionamento e pela inauguração de uma nova praça e uma capela.

Além de funcionários do quadro hospitalar, populares fiéis também participaram da Missa que teve início por volta das 16h00, a qual foi celebrada pelo Padre Lúcio Flávio Falcão de Araújo, pároco da Paróquia de São Sebastião de Picuí, em companhia dos irmãos e irmãs que formam a Pastoral da Saúde local.


A história da antiga Maternidade Nossa Senhora de Fátima

O Hospital Regional de Picuí foi inaugurado no dia 28 de julho de 1998, período esse que, até então existia a Maternidade Nossa Senhora de Fátima, a qual prestava serviço não só a Picuí, mas a toda região. Após algum tempo, a Maternidade abriu falência e na época da gestão do ex-prefeito Buba Germano, ele, em acordo com o diretor da época, Dr.Jaime, fizeram um parceria: O estado absorveria os serviços de obstetrícia, já que a Maternidade mesmo estando a serviço da prefeitura, a qual na época não tinha, como contratar anestesistas e o Buba abriria no antigo prédio onde funcionava a antiga maternidade um Centro de Especialidades. E assim aconteceu. O prédio passou por uma grande reforma e passou a oferecer 25 especialidades a saúde picuiense. Hoje o Hospital Regional de Picuí possui também uma maternidade de médio risco e presta serviço na área de planejamento familiar com colocação de DIU e esterilização definitiva por laqueadura tubária e vasectomia.

Origem da homenagem à Nossa Senhora de Fátima e Frei Damião pelo Hospital Regional de Picuí

"Comecei minha vida na saúde pública na antiga Maternidade Nossa Senhora de Fátima em meados do ano de 1991, e, após me tornar diretor geral do Hospital Regional de Picuí, por também ser um  devoto, tive a ideia de homenagear a Maternidade Nossa Senhora de Fátima, criando a capela de Nossa Senhora de Fátima no interior do Hospital. Além da capela, criamos também uma praça, a qual recebeu, por homenagem, o nome de 'Praça Frei Damião',em memória do saudoso Frei Damião, ícone da fé católica da nossa região e de todo Nordeste. Essa justa homenagem também foi devida pelo fato dele ter sido o primeiro hóspede desta casa de saúde, no ano de 1994" - contou Martinho Sérgio Casado, diretor da unidade de saúde.

Hoje, a unidade de saúde conta com o serviço de profissionais altamente competentes, atendendo cerca de 13 município das regiões do Seridó e Curimataú paraibano, somando com mais três municípios do Rio Grande do Norte que fazem divisa com a Paraíba. Após a entrega feita pelo governador Ricardo Coutinho, o hospital conta com quatro salas no bloco cirúrgico, dois consultórios médicos e sala de estabilização com dois leitos no pronto-atendimento (urgência e emergência), um setor de exames com Centro de Imagens contendo salas de Raio-X, Eletrocardiografia, Ultrassonografia e Endoscopia, uma Central de Material Esterilizado (CME). 



  





Portal Picuí Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário