MINISTRO DO TURISMO PARTICIPA DE FESTIVAL DE TURISMO NA PARAÍBA - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

quinta-feira 20 2016

MINISTRO DO TURISMO PARTICIPA DE FESTIVAL DE TURISMO NA PARAÍBA

Quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participa nesta sexta-feira (21) da abertura da 6ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa.  A expectativa é de que o evento reúna cerca de três mil pessoas entre representantes de grupos hoteleiros, agências, operadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor. Na ocasião, o ministro falará sobre o potencial turístico da região e as ações da Pasta para desenvolver a economia do setor e contribuir para a geração de emprego e renda no país.
 
Agentes de viagem de todo o país terão a oportunidade de conhecer as atividades criativas com foco na produção associada ao turismo de 18 municípios paraibanos, durante o festival, que será realizado nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Centro de Convenções da capital paraibana. Além das apresentações dos roteiros, o Espaço Sebrae no Festival vai promover capacitações e rodadas de negócios.
 
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que durante os dois dias do evento os destinos, que tem como diferencial a economia criativa, serão apresentados por  vários personagens de diversas cidades paraibanas. “Onde há produção associada, os saberes e fazeres de cada lugar agregam valor ao produto turístico, gerando vivências e experiências. O roteiro integrado da Paraíba oferece 35 dias de vivência e experiência”, destacou Regina Amorim.
 
A produção associada ao turismo na Paraíba é uma iniciativa do Sebrae Paraíba, que desde 2012, em parceria com Associação de Cultura Gerais (ACG), iniciou a formatação e estruturação das atividades criativas nos municípios de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Ingá, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto e Mamanguape, totalizando 18 municípios paraibanos com cerca de 180 produtos turísticos estruturados com base na economia criativa, nas regiões do Litoral, Brejo e Cariri.
 
De acordo com Regina Amorim, a produção associada ao turismo é um dos braços da economia criativa, que tem como proposta agregar valor ao produto, utilizando a criatividade, a cultura e o conhecimento para geração de riqueza e desenvolvimento econômico da região em diversas áreas, como a música, gastronomia, design, moda, artesanato e turismo. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”, destacou.
 
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba disse ainda que o Espaço Sebrae vai oferecer uma experiência sensorial aos visitantes. “Teremos um lounge com uma divisória com a imagem do Piquenique na Mata.  Vamos montar um carpete com as esteiras de palha da bananeira de Chã de Jardim, cestas e balaios com pencas de banana, laranja-cravo, cajá, além das almofadas de Teteu (Ingá) e o som de água corrente na mata e pássaros cantando. Queremos oferecer uma rica vivência no nosso espaço”, explicou.
 
Festival de Turismo – A 6ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa é a maior referência entre os agentes de viagens do Nordeste e, por isso, tem apresentado a cada ano novos expositores, muitos deles internacionais, interessados em comercializar seus produtos junto a esse público especializado. O evento será realizado no Centro de Convenções e, apesar da crise econômica, deve apresentar um crescimento de 15% em relação à edição do ano passado.
 
O Festival JPA é um dos seis eventos que são patrocinados pelo Ministério do Turismo no Brasil, que entende a sua importância na divulgação de roteiros turísticos no mercado nordestino. O número de capacitações que estão programadas para acontecer durante o Festival JPA teve um aumento significativo em relação às promovidas na última edição. O destaque está na presença maior de expositores internacionais, que realizarão as capacitações. Até o momento, serão pelo menos 10 destinos estrangeiros, segundo informação dos organizadores do evento.
 
Programação da Sala de Capacitação Turismo de experiência
 
Dia 21 de outubro (sexta-feira)
16h às 16h15 - Areia Destino Inovador de Vivências e Experiências.
Palestrante: Luciana Balbino - Liderança de Chã de Jardim - Areia-PB
 
16h30 às 16h45 - Ecoturismo e Turismo Rural em Costa de Conde.
Palestrante: Josélia Santos - Turismóloga e Empresária.
 
17h00 às 17h15 - Solânea Território do Turismo Religioso, das Lendas e do Zé Curió.
Palestrante: Tiago Salvador, ator Zé Curió.
 
17h30 às 17h45 - Quadrilhando - Espetáculo Junino Criativo e Encantador!
Palestrante: Lima Filho, o Virgulima de Campina.
 
18h às 18h15 - Camping Rural do Lajedo no Marinho: dormir com as estrelas, vivenciar as trilhas da caatinga, a arte do tear e do crochê, colorindo a paisagem do Cariri Paraibano.
Palestrante: Carmem Lúcia e Nadilson Valentin.
 
18h30 às 18h45 - Rota dos Ateliês de João Pessoa.
Palestrante: Jonas Lourenço, Empresário da Galeria Louro & Canela, artista plástico e arquiteto.
 
19h00 às 19h15 - Rota dos Ateliês de Guarabira.
Palestrante: Adriano Dias, artista plástico em ArtNaif.
 
19h30 às 19h45 - Ingá: Um Destino com Experiências Únicas para Emocionar Você!
Palestrante: Mirian Rocha - Consultora de Produto Turístico
 
20h00 às 20h15 - Bananeiras Um destino Gastronômico.
Palestrante: Neide Lisboa - Empresária do Terraço Lisboa,
 
20h30 às 20h45 - Alagoa Grande e os Sons de Jackson do Pandeiro.
Palestrante: Thiago Rodrigues, o Dom Quixote Literário
 
Dia 22 de outubro (sábado)
15h às 15h40 - Gerenciamento de Mídias Sociais para o Turismo.
Palestrante: Laíz Silveira - Jornalista e empresária do Site Jornalismo de Viagem.
 
16h00 às 16h15 - Remígio Destino Criativo e Sustentável (Lançamento da Folheteria)
Palestrante: Josicleide Cabral - a Contadora de Histórias.
 
16h30 às 16h45 - Rota Cariri Cultural - Entre Pedras e Veredas.
Palestrante: Madalena Arruda - Gerente do SEBRAE Monteiro-PB.
 
17h às 17h15 - Instituto Rede Repente - Produto Turístico Criativo e Cultural.
Palestrante: Luana Ramalho - Empresária do Criativo Hotel de Campina Grande-PB
 
17h30 às 17h45 - Mamanguape - Equipamento Hoteleiro diversificando suas Ofertas com o Encontro das Artes (teremos o pão de chocolate para degustação).
Palestrante: Iolanda e Lourdes
 
18h00 às 18h15 - Produto de Base Comunitária Inovador: Barco Pesqueiro, Pedal e Trilhas Ecológicas.  APA da Barra de Mamanguape - Rio Tinto-PB.
Palestrante: Adriano do Nascimento - Agência Receptivo Mar e Trilha.
 
18h30 às 18h45 - Cabaceiras a Terra do Bode Rei.
Palestrante: Mariana Castro -
 
19h às 19h40 - Roteiro Integrador - 35 dias de Vivências e Experiências na Paraíba.
Palestrante: Regina Amorim - Gestora de Turismo do SEBRAE-PB.

ParlamentoPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário