PICUÍ-PB : ESCOLA PROFESSOR LORDÃO REALIZA TRADICIONAL ARRAIÁ DO LORDÃO - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

domingo 19 2016

PICUÍ-PB : ESCOLA PROFESSOR LORDÃO REALIZA TRADICIONAL ARRAIÁ DO LORDÃO

Domingo, 19 de Junho de 2016

 A Escola Estadual Professor Lordão, realizou neste último sábado (18), o tradicional “Arraiá do Lordão”. 

O evento aconteceu na quadra da escola pelo 6º ano consecutivo e
 foi mais do que uma festa, é um evento que se torna uma atividade pedagógica que fortalece a identidade regional, mas acima de tudo, valoriza o conteúdo trabalhado pelos professores em sala de aula com os seus alunos.

Alunos, professores, colaboradores e familiares estiveram presentes nos festejos juninos que melhor traduziu a alegria e irreverência do povo nordestino, e que é, ainda, um momento de confraternização de todos que fazem a tradicional escola.

 O momento mostrou toda a dedicação dos professores, alunos e diretores. Inúmeras atrações, como barracas de comidas típicas, quadrilha junina, correio elegante, concurso de danças regionais e brincadeiras, além forro pé de serra com a participação de um sanfoneiro e música ao vivo com a participação do cantor e compositor picuiense Hugo Campana.

O destaque principal ficou por conta da participação dos alunos com suas apresentações, que se preparam bem para estarem recebendo os convidados e oferecerem momentos de muita alegria e descontração.


 “Todos os alunos, professores e demais funcionários do Lordão, guardam na memória uma escola viva e diferenciada que proporciona a todos, anos inesquecíveis. Uma escola que apesar de ser localizada no interior, graças ao seu desempenho educacional, tem elevadamente conseguido a cada ano, revelar vários talentos e grandes personalidades, como também tem conseguido se destacar nacionalmente por vários motivos e uma delas é por conseguir fazer com que os alunos sintam prazer em estar ali e orgulho em fazer parte da instituição.” Marcílio Araújo, Aluno da escola.

 Durante a tarde, dentro da programação do evento, a escola realizou o Festival de Danças Regionais, que foi coordenado pelo professor Josemário Silva, onde anualmente ele busca fortalecer raízes da tradição cultural nordestina, através do forró tradicional, no qual os alunos apresentaram diversos estilos musicais. 


 Durante a semana, os alunos realizaram uma campanha solidária para arrecadações de alimentos, onde conseguiram arrecadar cerca de uma tonelada de alimentos, que serão doados como forma de cestas básicas que serão destinas a Pousada dos Idosos Luzia Dantas e a outras instituições da comunidade.

O Gestor Escolar, Robson Rubenilson, falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento educacional escolar.
Robson Rubenilson Diretor do Lordão.
 "O São João da Escola Estadual Professor Lordão, é mais um evento que faz parte do calendário escolar e do projeto político-pedagógico da escola, que tem como foco além dos conteúdos ciêntíficos, trabalhar também a cultura regional, a cultura popular. No evento desse ano, tivemos uma ampla participação dos professores, alunos e dos pais que vieram prestigiar, onde tivemos oportunidade de expor, dentro do nosso currículo, o trabalho realizado pelos nossos alunos, principalmente no que diz respeito a gastronomia e a arte. Nós tivemos por exemplo a construção de réplicas da antiga cidade de Picuí, de casarões, da Igreja Matriz de São Sebastião e da antiga Prefeitura, onde os professores Gerlano Dantas e Tiago, juntamente com os alunos Gustavo e Romário, tiveram a possibilidade de representar através da arte, como esses casarões representam a nossa arquitetura.  Além do mais toda a ornamentação junina que caracteriza esse período e as comidas típicas, onde os alunos tiveram a possibilidade de colocar em prática um pouco de uma visão empreendedora, ou seja, como ele podem através da produção das suas comidas típicas trabalhar a questão da economia. Foi um evento muito bonito que o público pode prestigiar. Aproveito a oportunidade para agradecer a professora Giorgianna Macêdo, que esteve coordenando esse evento, a professora Valda que fez a parte da ornamentação, bem como todos os professores e a todos aqueles que participaram direto ou indiretamente, que encerram assim, o nosso primeiro semestre, com a confraternização junina". Disse o gestor.


Fogueira elétrica criada pelo professor e biólogo Luciano Dantas

















Da Redação do Picuí Hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário